Com 14 atletas da ABDA, Brasil conquista 4 pratas no Pan-Americano e vagas para Mundial
A Seleção Brasileira terminou sua participação no Campeonato Pan-Americano de polo aquático realizado de 2 a 8 de abril, na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), com quatro medalhas de prata. O evento, inédito no interior de São Paulo, foi organizado pela ABDA em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Pan Am Aquatics, nas categorias sub-17 (masculino e feminino) e adulto (masculino e feminino).
A competição foi seletiva para Mundiais da modalidade. Mesmo com os vice-campeonatos, o Brasil garantiu vagas para o Mundial sub-18 de polo aquático em 2024, no feminino e no masculino. Além do Brasil, EUA, Argentina e Canadá também se classificaram para o Mundial
O Brasil conseguiu vaga no adulto feminino e masculino para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, entre 14 e 30 de julho de 2023. A seleção dos Estados Unidos, que não participou do Pan nesta categoria, já estava classificada.
Sub-17 feminino
No Pan-Americano Sub-17 feminino, o ouro ficou com os Estados Unidos, que venceu o Brasil na final, no sábado (8/4), por 14 a 2. O Canadá conquistou o bronze ao derrotar a Argentina, por 18 a 7.
Os destaques da categoria foram: Maya Hansen Terra dos Santos (Brasil), melhor goleira; Isabella Mastronardi Belpoliti (Argentina), artilheira, com 26 gols marcados; e Amber Nowaczek (EUA), MVP. A atleta da ABDA Lauana Vitoria dos Santos Basilio ficou na vice-artilharia do campeonato, com 23 gols marcados.
No time sub-17 feminino, além de Lauana, a ABDA tinha mais quatro atletas convocadas: Indayara Rosa, Karen de Miranda da Silva, Maiah Nascimento, Nicolle Caroline da Cruz (goleira).
Sub-17 Masculino
No Pan-Americano Sub-17 masculino, o ouro ficou com os EUA que superaram o Brasil por 19 a 9, na final de sábado (8/4). O bronze dessa vez ficou com a Argentina que venceu o Canadá, por 15 a 5.
Os destaques da categoria foram: Henrico David Martins (Brasil), artilheiro com 26 gols marcados; Haakon Lacy (EUA), melhor goleiro; e Ryder Dodd (EUA), MVP.
A ABDA tinha 5 convocados para a seleção masculina sub-17: os atletas Fernando Raul dos Santos Gomes, Leonardo Rocha R. Marinho e Rafael Nunes Dantas (goleiro), o técnico Alexandre Dezani e o preparador físico Vinícius Garcia.
Adulto feminino
No Pan-Americano Adulto feminino, o ouro ficou com o Canadá que venceu o Brasil na final por 16 a 11, na sexta-feira (7/4). A medalha de bronze foi para a Argentina ao vencer o Peru por 14 a 10.
Duas atletas da ABDA estão entre os destaques do adulto feminino. Isabela Mendes de Souza (Brasil) foi a melhor goleira e Kemily Ferreira Leão (Brasil) foi artilheira com 24 gols marcados. Emma Wright (Canadá) foi eleita MVP. Além das duas atletas destaques, a ABDA tinha mais duas convocadas no time adulto feminino: Letícia Gomes dos Santos Belorio e Luana Gabrielle de Souza Bonetti.
Adulto masculino
No Pan-Americano Adulto masculino, o ouro ficou com o Canadá, que conquistou o alto do pódio pelo saldo geral, de acordo com o formato da competição com três equipes. O Brasil conquistou a prata ao vencer a Argentina no sábado (8/4) por 14 a 11. Os argentinos ficaram com o bronze do Pan.
A seleção brasileira teve dois confrontos com o Canadá na competição. Na segunda-feira (3/4), em uma partida eletrizante, o Brasil, em sua estreia no Pan-Americano, venceu o Canadá por 13 a 12. Na quinta-feira (6/4), em outro jogo bastante disputado, vitória para o Canadá por 12 a 10. O Brasil também enfrentou a Argentina na quarta-feira (5/4) e venceu por 12 a 9.
Os destaques da categoria adulto masculino foram: Carlos Camnasio (Argentina), artilheiro; Guilherme Barella (Brasil), melhor goleiro; e Jerome Corte (Canadá, representado na foto por outro atleta do time) – MVP. A ABDA não tinha atletas convocados para a categoria adulto masculino.
RESULTADO FINAL PAN-AMERICANO 2023 DE POLO AQUÁTICO
Sub-17 feminino
- Ouro – EUA
- Prata – Brasil
- Bronze – Canadá
Sub-17 masculino
- Ouro – EUA
- Prata – Brasil
- Bronze – Argentina
Adulto feminino
- Ouro – Canadá
- Prata – Brasil
- Bronze- Argentina
Adulto masculino
- Ouro – Canadá
- Prata – Brasil
- Bronze – Argentina
Por ABDA