Cinco clínicas são habilitadas para o programa de castração animal em Bauru
No último sábado (07/05), a Prefeitura de Bauru publicou no Diário Oficial o resultado do chamamento para clínicas, hospitais e ONGs veterinárias interessadas em prestar serviço de esterilização cirúrgica e aplicação de microchip em cães e gatos. A ação faz parte do Programa de Controle Ético da População Canina e Felina do Município.
A parceria foi fechada com cinco entidades de Bauru, cujos contratos terão duração de um ano, com previsão para abertura de novo edital após este período. O valor do chamamento é de R$ 30 mil para cada entidade, totalizando um montante de R$ 150 mil reais destinados para o programa. Entretanto, é impossível apontar o número exato de animais que serão atendidos, uma vez que o valor dos procedimentos variam de acordo com o sexo, porte e condição e saúde do animal. O serviço de castração será completo, incluindo os exames prévios.
De acordo com a Secretaria do Meio-Ambiente, responsável pelo chamamento, neste momento, está em andamento o contato com tutores de animais previamente cadastrados para confirmar o interesse no procedimento e estado de saúde dos cães e gatos. Segundo a Semma, 300 animais na listagem inicial.
Inscrição
Para inscrever o pet no programa, o tutor deve entrar em contato com o CRAS mais próximo. Serão priorizados os animais de famílias em estado de vulnerabilidade social.
Castração
A castração é um procedimento considerado simples na medicina veterinária, e, quando feita com responsabilidade, só traz benefícios para a saúde (evitando diversas doenças), bem-estar e longevidade dos pets. Além disso, é a ferramenta mais eficiente para controle da população de felinos e caninos, reduzindo o número de animais abandonados e violentados.