Foto: Divulgação-Prefeitura de Bauru

CCZ registra caso de maus-tratos contra animais no José Regino

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou, na última semana, um caso de maus-tratos contra nove cães, no Núcleo Habitacional José Regino, em Bauru.

Segundo o Centro, na residência, encontravam-se 3 cachorros adultos e 6 filhotes, sendo que um filhote já estava morto quando a equipe chegou ao local e um adulto faleceu mesmo após ser socorrido.

O tutor dos animais informou que não os alimentava, pois não tinha intenção de continuar com os cachorros, já que a responsável por eles era a sogra dele, que havia falecido há cerca de quatro meses e morava na casa onde, atualmente, ele mora. Outro cão, considerado “de raça”, convivia no mesmo ambiente e era bem cuidado.

“O rapaz não queria continuar com os animais e diz que tentou doá-los, mas, como não conseguiu, os deixou para morrer. A denúncia foi feita após alguns vizinhos escutarem os bichinhos chorarem sem parar, provavelmente de fome. Porque a fome dói”, relata uma funcionária do CCZ.

O tutor foi autuado por maus tratos pela fiscalização no dia 24 de março de 2022 e tem 15 dias para apresentar a defesa. Após isso, a defesa será julgada e será estipulado o valor da multa. Também foi realizado um Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar e aberto inquérito na Delegacia do Meio Ambiente.

Os animais foram recolhidos pelo CCZ e irão receber todo o cuidado e tratamento adequados. Depois, serão disponibilizados para adoção, por uma família responsável e disposta a oferecer muito amor para os bichinhos.

“A Prefeitura reitera que maus-tratos contra os animais é crime e, de acordo com o parágrafo 1º-A do Art. 32 da Lei 9.605/1998, introduzido pela Lei 14.064/2020, a quem “praticar o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cabe-se pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. A multa para casos de maus-tratos pode variar de R$194,64 até R$7.396,17”, explica a Prefeitura em nota.

DENÚNCIA
Caso você saiba ou presencie algum caso de maus-tratos contra os animais, denuncie por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone (14) 3235-1156 ou pelo e-mail [email protected]. A denúncia também pode ser realizada diretamente no CCZ, através dos telefones (14) 3103-8050 e (14) 3103-8059 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhe nas Redes Sociais