Foto: Pedro Romualdo/Câmara de Bauru

Câmara Municipal de Bauru tem 345 nomes na disputa

Bauru possui 345 candidatos a vereador ou vereadora neste ano. A quantidade caiu 24% na comparação com as últimas eleições municipais, em 2020, quando o município registrou 452 nomes em busca de uma das 21 cadeiras da Câmara.

A redução se deve às mudanças na legislação eleitoral aprovadas pelo Congresso. Até 2021 a norma estabelecia um teto de 150% sobre o número de vagas (eram 17 cadeiras). Em números locais, cada partido podia lançar até 25 pessoas.

Hoje a regra estabelece 100% sobre a quantidade de cadeiras na Câmara mais um. Como no ano que vem serão 21 vereadores – quatro a mais do que os atuais 17 -, legendas podem lançar até 22 pessoas neste ano.

O acréscimo de cadeiras no Poder Legislativo foi aprovado no final de 2022 através de uma emenda à Lei Orgânica. Pela legislação federal, de qualquer forma, Bauru comporta até 23 parlamentares – a alteração para 21 foi um “meio termo” encontrado pelos vereadores.

Mas nem todos os partidos conseguiram 22 candidatos para lançá-los à disputa eleitoral. Republicanos, PRD e PP, por exemplo, sairão com 21 nomes; PRTB e Novo terão 20 cada um, enquanto a federação PT-PCdoB-PV terá 19.

A federação PSDB-Cidadania, por sua vez, emplacou 17 candidaturas. O Solidariedade terá 16 e a federação PSOL-Rede outros 12. O PSTU terá apenas dois candidatos, o menor número entre todas as legendas.

Por JCNET

Compartilhe nas Redes Sociais