Câmara Municipal aprova o título de cidadão bauruense para Alex Garcia
Agora é oficial! No ano em que completa uma década de história com a Cidade Sem Limites , o “Brabo” Alex Ribeiro Garcia irá receber o título de cidadão bauruense. De autoria do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade), a honraria foi aprovada por unanimidade na 34º sessão ordinária do ano de 2024, em 23 de setembro de 2024.
O ala, capitão e ídolo do Bauru Basket celebrou mais uma conquista em sua vitoriosa carreira. “Fico muito feliz por esse reconhecimento. A vida de atleta é sempre cheia de ciclos e várias mudanças. Mas, apesar de ter jogado em muitos lugares, Bauru virou minha casa. É onde eu e minha família nos sentimentos bem. Aqui nós conquistamos títulos e sempre tivemos o ginásio lotado, repleto de apoio. Mas o mais importante mesmo é o carinho e o acolhimento que recebemos desde que chegamos na cidade. E isso sem falar das amizades que construímos ao longo desses anos”, afirmou o camisa 10 do Dragão.
O parlamentar que propôs a iniciativa ressaltou que o atleta não se destaca apenas pelos feitos esportivos, mas também pela postura e profissionalismo. “O carinho e a atenção que o Alex concede aos bauruenses são tão importantes quanto às cestas dele dentro de quadra. E é uma admiração que não vem somente da nossa torcida, mas sim dos milhões de brasileiros que são amantes do basquete e o reconhecem como uma lenda viva do nosso esporte. É um privilégio aprovarmos esse título e vê-lo defendendo as nossas cores e o nosso povo”, afirmou o vereador Fabiano Mariano.
Após a aprovação da Casa de Leis, a expectativa agora gira em torno da sessão solene que marca a entrega da honraria. O evento ainda não tem data definida por conta da agenda de jogos do Bauru Basket no NBB.
Biografia
Nascido na cidade de Orlândia, no interior do estado de São Paulo, no dia 04 de março de 1980, Alex Ribeiro Garcia se apaixonou pelo basquete ainda na infância. De origem humilde, ele e o irmão contaram com o empenho da mãe para que ambos pudessem se dedicar exclusivamente ao esporte e se transformarem em jogadores profissionais da modalidade.
O primeiro time de Alex na categoria adulta foi a equipe do COC/Ribeirão Preto, onde faturou três títulos paulistas consecutivos e um campeonato brasileiro. Mas, ele não se contentou em ser apenas mais um no cenário do esporte. E o apelido de “Brabo” não veio à toa: com uma competitividade acima da média, um físico privilegiado e uma determinação inabalável, o atleta chamou a atenção do melhor basquete do mundo.
Sendo assim, chegou à NBA no ano de 2004 – primeiro para defender as cores do San Antonio Spurs, ao lado de lendas como Tim Duncan e Tony Parker, e depois para defender o New Orleans Hornets. Alex Garcia também jogou pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, um dos times mais tradicionais da Euroliga. Depois, voltou ao Brasil e enfileirou conquistas com a camisa do Brasília. Porém, foi no ano de 2014 que a história do Brabo começou a se cruzar com a da Cidade Sem Limites.
Após desembarcar em terras bauruenses, Alex transformou-se em ídolo e capitão do Bauru Basket, com papel fundamental na conquista de oito títulos: o Campeonato Paulista de 2014, as Ligas Sul-Americanas de 2014 e 2022, os Jogos Abertos do Interior de 2014, a Liga das Américas de 2015, as Copas dos Campeões de 2015 e 2016 e o NBB da temporada 2016/2017. Isso sem falar do vice-campeonato mundial contra o Real Madrid (no ano de 2015), além de dezenas de homenagens e premiações individuais, como o fato de ser o logo do NBB e ter sido eleito nove vezes para o prêmio de melhor defensor do país.