Calor em Bauru bate recorde do ano com temperatura de 40,3°C nesta segunda
A semana em Bauru começou com recordes. Nesta segunda-feira (13/11), às 15h, Bauru registrou 40.3 graus, a maior temperatura do ano e também a maior temperatura para o mês de novembro dos últimos 22 anos.
Mas, até o fim da semana, esses recordes podem cair. Segundo o IPMet, até sexta-feira segue a previsão de máxima de 42 graus. No sábado, há previsão de chuva, mas com máxima de 41 graus. Por fim, no domingo, o calorão deve começar a diminuir e a máxima prevista é de 37 graus. Veja abaixo:

De acordo com o IPMet, os níveis de radiação global do sol também estão altos. Na manhã de segunda-feira chegaram a 392 watts por metro quadrado. Número considerado preocupante para a exposição sem proteção.
Alerta da Defesa Civil
Em virtude das altas temperaturas e do tempo seco, a Defesa Civil faz alguns alertas para os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde como hidratar-se frequentemente, evitar a realização de exercícios físicos em áreas abertas, evitando ficarem expostas ao sol, ventos e a poeira de forma geral, durante os horários mais críticos do dia.
Outra recomendação durante a onda de calor é sair de casa somente se necessário e em lugares com sombra e ventilação. Procure passear com animais de estimação nos horários mais frescos e sem o sol direto, pois podem queimar as patas nas calçadas e asfalto.
Em caso de mal-estar devido ao calor excessivo, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou local de trabalho e buscar orientação ou atendimento. Somente em casos mais graves de insolação ou desidratação, os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência ou acionar atendimento pelo Samu, através do 192.
Água
A Prefeitura de Bauru, por meio da Defesa Civil, colocou à disposição da população um ponto de hidratação na Praça Rui Barbosa. O espaço é protegido por uma tenda e oferece, de forma gratuita, água para os frequentadores da região central da cidade, por conta das altas temperaturas.
O ponto de hidratação funciona das 10h às 15h, até o final da onda de calor, e contará com apoio da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE).