Cafezal e outros cultivos do Projeto Cemeia abrem para visita da população
O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Mas, a maioria das pessoas que vive na cidade e não dispensa um cafezinho, certamente nunca viu um pé de café. Quem quiser conhecer esta planta só precisa comparecer ao Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana (Cemeia), que funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura de Bauru, no Jardim Redentor.
Entre as áreas de cultivo de frutas, legumes, verduras, plantas medicinais, a lavoura demonstrativa de café do Projeto Cemeia é uma das que mais desperta interesse do público.
Nesta área, onde está sendo realizada a terceira colheita, o visitante vai conhecer as diversas fases do desenvolvimento do fruto do cafezal, que começa com a florada, seguida pelo surgimento dos grãos que, durante o processo de maturação, passam da cor verde para o amarelo, vermelho e preto, quando está pronto para a colheita. Depois de colhidos os grãos vão para a secagem, beneficiamento (quando são descascados) e, posteriormente, para os processos de torrefação e moagem.
A agenda do Cemeia é aberta para visitas de escolas, projetos sociais e demais grupos que desejam conhecer mais sobre a agricultura urbana. O Projeto Cemeia é uma parceria entre as Secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e da Educação. Para agendar uma visita em grupo, interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Por Prefeitura de Bauru