Foto: Laylla Fiore

Boulevard Shopping Bauru recebe ‘Exposição Etnográfica Terenoé’ durante Agosto Indígena

No mês em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Boulevard Shopping Bauru recebe a “Exposição Etnográfica Terenoé”, de autoria do artista visual Irineu Nje’a Terena. A mostra conta com entrada gratuita e pode ser visitada até o próximo dia 14, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h.

Patrocinada pela Lei de Estímulo à Cultura de Bauru da Prefeitura de Bauru, a exposição traz objetos que representam a identidade do Povo Terena com foco na aldeia Kopenoti, como cerâmicas e instrumentos de uso ritual (Itaaka [Maracá], Kipáe [Penas] e tambor) construídos por Irineu. Também integra a mostra vestimentas das danças tradicionais do acervo de Dario Machado e Osnita Machado, da aldeia Kopenoti, e registros fotográficos de Rhaissa Rodrigues. 

Uma das peças em destaque na exposição tem o título de “Mito da Criação”, que simboliza a criação do universo pela oralidade Terena. “Espero que as pessoas se sensibilizem com a cultura do outro, no caso a dos Povos Terena, e que desfrutem da sabedoria dos Povos Ancestrais que ainda resistem no Brasil através de 305 etnias indígenas, culturalmente diferentes umas das outras, como descrito no Artigo 231 da Constituição Brasileira”, afirma Irineu Nje’a Terena.

“É um prazer receber essa exposição em nosso centro de compras. Convidamos toda a população de Bauru e região para conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena e apreciar o trabalho do artista, que dedica-se à promoção da valorização de sua cultura de forma exemplar e constante”, diz Bruna Evangelista, gerente de marketing do mall.

A ação é uma realização da Araci Cultura Indígena e Boulevard Shopping Bauru. Integram a equipe: Irineu Nje’a Terena como artista visual; Victor Deluzzi na cenografia; Rhaissa Rodrigues na fotografia; Mariza Basso na produção; Luiz Fabiano Marquezin na produção audiovisual; e Emerson Gomes Vanderlei na programação visual.

Sobre o artista

Irineu Nje’a Terena nasceu na aldeia Kopenoti, localizada na terra indígena Araribá, no município de Avaí (SP). Formou-se em História com especialização em Antropologia e fundou a Araci Cultura Indígena, que tem como objetivo a decolonialidade para valorização da cultura indígena na cidade de Bauru e em toda a região.

Desde 2003, desenvolve atividades dentro da temática indígena. É autodidata em cerâmica. Com técnicas mais aprimoradas, além de construir pequenos objetos, faz esculturas que dão forma às suas memórias akáshicas ancestrais, trazendo uma linha de arte sacra dentro da espiritualidade do Xamanismo Terena. 

Serviço

A “Exposição Etnográfica Terenoé”  pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h, até 14 de agosto. A entrada é gratuita.

Compartilhe nas Redes Sociais