Bauru terá mais medidas para conter avanço da pandemia

A Prefeitura de Bauru publicou um decreto, em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira (01/04), novas medidas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As medidas vão valer entre os dias 2 e 11 de abril, e incluem mais restrições para coibir aglomerações e evitar a propagação da pandemia no município.

Entre as medidas, o limite de 30% da capacidade de ocupação em supermercados, a proibição da venda de bebidas alcoólicas das 18h às 6h do dia seguinte, em todos os dias da semana, e a redução do horário de funcionamento de vendas por drive-thru até às 19h.

“Entendemos que cada pessoa deve ter consciência e colaborar para evitar a propagação da Covid-19. Estamos em um momento crítico da pandemia, em que essas medidas se fazem necessárias”, disse a prefeita.

Outra medida que será tomada é o isolamento da área da lagoa da Bela Olinda. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil são parceiras da prefeitura para coibir e punir aglomerações, festas clandestinas e outras irregularidades.

CONSCIENTIZAÇÃO
O secretário Orlando Costa Dias reforçou a necessidade de que cada pessoa faça a sua parte. “Peço encarecidamente, que todos evitem aglomerações, evitem sair sem necessidade, e usar máscara, lavar as mãos, usar álcool gel. Só assim vamos sair desta situação”, avisou.

A diretora do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento, Alana Trabulsi Burgo, falou sobre a ocupação da rede de urgência e emergência. “Os pacientes recebem todo o tratamento, seja no PSC;PAC ou nas UPAs. Mas temos que entender a gravidade da situação e cada um fazer a sua parte”, frisou.

Já o diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), Ezequiel Santos, lembrou que mesmo as pessoas já vacinadas devem continuar se protegendo.

“Ao ir tomar a vacina, as pessoas devem continuar evitando aglomerações, se a unidade de saúde estiver lotada, procurar novamente em outro horário, temos vacina suficiente para as faixas de idade que estão liberadas para tomar as doses. E após receber a primeira e a segunda dose, a pessoa deve manter todos os cuidados, usar máscara, lavar as mãos e evitar aglomerações, seguir tudo o que é necessário até sairmos da pandemia”, confirmou.

FISCALIZAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde segue com a fiscalização de estabelecimentos, assim como a Secretaria de Planejamento (Seplan) faz a fiscalização de eventos e festas clandestinas, com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Defesa Civil municipal. Já a PM faz o controle de aglomerações em áreas públicas.

O diretor do DSC cita que as pessoas devem colaborar denunciando irregularidades, mas de maneira consistente, pois cerca de 70% das denúncias recebidas pelo município são improcedentes.

As denúncias devem ser feitas na Ouvidoria da Prefeitura de Bauru, pelo telefone (14) 3235-1156, que funciona todos os dias, das 8h até meia-noite, no site www.bauru.sp.gov.br/ouvidoria e no e-mail [email protected], para denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos e festas clandestinas. As denúncias sobre aglomerações em vias públicas devem ser feitas para o 190 da Polícia Militar, que também recebe as reclamações de eventos e festas clandestinas.

CONFIRA AS NOVAS MEDIDAS – Válidas de 2 a 11 de abril

Venda de bebida alcoólica, por qualquer estabelecimento – proibida das 18h às 6h do dia seguinte, em todos os dias da semana

Supermercados – o limite de ocupação passa a ser de 30% da capacidade do imóvel, e apenas uma pessoa de cada família poderá entrar

Feiras livres – permanecem com a distância mínima de 3 metros entre cada barraca

Drive-thru – as vendas neste formato podem acontecer das 5h às 19h, em todos os dias da semana

Delivery – as vendas neste formato continuam autorizadas 24 horas, em todos os dias da semana

Praças e parques – fica proibida a permanência de pessoas em praças e parques, com o objetivo de evitar aglomerações

Compartilhe nas Redes Sociais