Bauru terá Auxílio Natalidade para gestantes e mães em vulnerabilidade social
A Secretaria Municipal do Bem Estar Social (Sebes) implantou o Benefício Auxílio Natalidade, para as gestantes e mães em vulnerabilidade social. Neste ano, estão sendo atendidas 175 mulheres que são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
São contempladas mensalmente 35 gestantes/mães com um cartão magnético de parcela única, no valor de R$ 350,00 para consumo exclusivo com itens básicos e necessários para a gestante/mãe e o bebê. Para o ano de 2023, esse valor será aumentado para R$ 450,00, para a mesma quantidade de gestantes/mães.
O objetivo é promover às gestantes, mães e recém-nascidos a garantia de melhora em sua qualidade de vida e a promoção e recuperação da autonomia, garantindo o restabelecimento das seguranças sociais comprometidas por eventos inesperados e/ou pontuais.
O Benefício Auxílio Natalidade foi regulamentado no município através do Decreto 15.137/2.020, e deve atender, prioritariamente, às necessidades dos familiares, da criança ou das crianças que vão nascer e de crianças recém-nascidas e pode ser solicitado até 90 dias após o nascimento em um dos CRAS e CREAS. O benefício é concedido para mães residentes em Bauru, cadastradas nos CRAS, com renda familiar mensal per capta igual ou inferior a meio salário mínimo nacional. A seleção é realizada a partir de estudo social, atendendo a critérios socioeconômicos.