Foto: Guilherme Matos

Bauru tem previsão de chuvas e rajadas de vento para os próximos dias

Após uma massa de ar quente e seco estacionar em São Paulo e elevar as temperaturas em Bauru, a população pode agora enfrentar tempestades intensas. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para todo Estado, válido entre sexta-feira (17) e domingo (19), em que comunica a possibilidade de raios, granizos e rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 milímetros (mm) na região de Bauru. O órgão também aponta para as condições que permitem a mudança e diz em comunicado que “a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado”.

O Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), no entanto, alerta que a previsão pode ser “exagerada”. Servidor do IPMet, o meteorologista Thiago Ferreira conta que as chuvas vêm na esteira de uma massa de ar frio que se aproxima. Mas ela só chega no domingo.

“A frente fria vai provocar pancadas de chuva em diversas áreas do Estado e, em alguns locais, pode ser mais forte e associada às rajadas de vento. Na noite de sábado (18), já pode ocorrer alguma coisa, mas a previsão principal é para o domingo”, ressalta Thiago Ferreira.

O meteorologista destaca ainda que na segunda-feira (20), feriado de Dia da Consciência Negra, as pancadas de chuvas ocorrerão de forma mais isolada. Diferente da alta precipitação acumulada prevista pela Defesa Civil, o site do IPMet é mais cauteloso. Não estão previstas chuvas sexta e sábado. No domingo e na segunda-feira, o centro espera 12.6mm e 3.6mm, respectivamente.

Foto: IPMet

Thiago também alerta para a circulação de comunicados falsos atribuídos à Defesa Civil. Segundo ele, as pessoas entram em contato temerosas de sofrerem as consequências dos fortes ventos. “Tem muita gente mal intencionada que tenta disseminar esse medo. A população deve tomar cuidado e verificar se é verdadeiro antes de espalhar a informação”.

Por JC

Compartilhe nas Redes Sociais