Bauru tem alertas de onda de calor, temperaturas recordes, baixa umidade e risco de incêndio
A primeira semana de setembro começa com previsão de recorde de calor em Bauru, ausência de chuvas e baixos índices de umidade relativa do ar. O cenário trouxe alerta de emergência para risco de incêndio, emitido pela Defesa Civil estadual e válido até quinta-feira (5), e alertas de perigo potencial devido à onda de calor e grande perigo devido à baixa umidade, emitidos pelo INMet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Onda de calor
Bauru está entre os municípios com a alerta amarelo do INMet para perigo potencial devido à onda de calor, válido até o fim de quarta-feira (4). Neste período, as temperatura devem ficar 5ºC acima da média.
Baixa umidade
O alerta de grande perigo em razão da baixa umidade do ar em Bauru é válido entre às 13h e 17h desta segunda-feira (2). A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%. Os riscos são de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
A instruções do Instituto são: beber bastante líquido, evitar atividades físicas em tal tempo seco, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente, evitar bebidas diuréticas (café e álcool). Outras informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Risco de Incêndio
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil estadual publicou o Mapa de Risco de Incêndio com a previsão riscos de incêndio em todo o estado nesta semana. Bauru está entre as regiões com cor roxa, de emergência, que indica o grau máximo de risco.
As medidas de prevenção dos incêndios são: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
Temperaturas recordes
Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), é possível que os termômetros cheguem a marcar 38 graus na quarta-feira (4), superando o patamar mais elevado de 2024, de 37,2 graus, registrado em janeiro.
De acordo com o IPMet, nesta segunda-feira, a mínima prevista é de 19 graus, com máxima de 35 graus. Já na terça, as temperaturas devem oscilar entre 19 e 36 graus, avançando para 20 a 38 graus na quarta. Nestes três dias, a umidade do ar permanece baixa no Interior do Estado e o céu, claro, com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Já na quinta-feira, devido à passagem de uma nova frente fria pelo Oceano Atlântico, próximo ao litoral paulista, a nebulosidade pode aumentar devido à circulação dos ventos que transportam umidade para o continente. Não deve ser suficiente para chover em Bauru, mas deve contribuir para o declínio, ainda que pequeno, das temperaturas. Neste dia, a mínima prevista é de 17 graus e a máxima, de 35 graus. Na sexta, a expectativa é de que os termômetros oscilem entre 16 e 30 graus.
Por Redação/JCNET/INMet/Defesa Civil