Foto: Fundação Oswaldo Cruz

Bauru soma 8 casos de chikungunya em 2025

Bauru contabiliza 8 casos de chikungunya em 2025, até o momento. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (31) no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Estado de São Paulo. O balanço ainda indica outros 5 casos em investigação. Em 2024, o município registrou 3 casos durante todo o ano.

Em todo o Brasil, neste ano, foram confirmadas quatro mortes e 3.520 casos positivos de chikungunya. O ano de 2024 foi encerrado com 22 mortes e 9.675 diagnósticos positivos no cenário nacional.

Assim como a dengue, a chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dor muscular e cansaço.

A principal diferença é que a chikungunya provoca fortes dores nas juntas e articulações, que em alguns casos pode persistir por semanas ou até meses. Em casos de sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Dengue

O governo estadual também atualizou os dados da dengue nesta segunda-feira. Em 2025, até o momento, Bauru registra uma morte causada pela doença e 4.651 diagnósticos positivos. Outras 2 mortes e 2.525 casos estão em investigação.

Por Redação

Compartilhe nas Redes Sociais