Bauru se mantém na categoria B em nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro
A cidade de Bauru se manteve na categoria B, no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur). A posição é a segunda mais alta e é ocupada pela cidade desde 2019. A informação foi passada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e o Conselho Municipal de Turismo.
O Mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. A iniciativa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados, regiões e municípios brasileiros.
As cidades são classificadas de A a E no Mapa, levando em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de variáveis como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. A categoria A representa as capitais e os municípios com maiores pontuações nas variáveis, enquanto que a categoria E representa os municípios que zeraram as cinco variáveis.
O Mapa e a categorização dos municípios serão atualizados periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima edição da categorização, quando os dados dele serão novamente considerados, ele poderá mudar de categoria.
A categorização possibilita que o Ministério do Turismo identifique municípios com atrativos ainda não muito conhecidos, e permite que cada município possa ser atendido de acordo com suas especificidades. A estruturação desses destinos ainda pouco explorados possibilita que as agências e operadoras de turismo ofereçam novas roteiros e novas experiências aos turistas, auxiliando as gestões públicas e privadas e o turista em si.
Turismo Regional
A Região Turística Coração Paulista é composta por 9 cidades, sendo Bauru a cidade interlocutora, conta com as cidades de Águas de Santa Bárbara, Agudos, Avaí, Bauru, Boracéia, Lençóis Paulista, Pederneiras, Piratininga e Reginópolis e tem uma população de 555.950 mil pessoas.
Visando a fomentação da economia e a geração de emprego e renda, a Região Turística Coração Paulista propõe a integração entre os municípios durante a elaboração de rotas turísticas, eventos e outras atividades que aumentam a cadeia produtiva regional.