Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

Bauru registra surto de sarna humana

Um surto de sarna humana, causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabiei, atinge a Emei Isaac Portal Roldan, no Núcleo Octávio Rasi, em Bauru. De acordo com a Secretaria da Educação, foram 29 casos confirmados nas últimas semanas. Quatro funcionários e 25 alunos foram diagnosticados com a doença que provoca coceira intensa e lesões na pele. A unidade de ensino atende 172 alunos entre 2 e 5 anos.

De acordo com reportagem do Jornal da Cidade, alguns pais também apresentaram sintomas da enfermidade altamente contagiosa que se espalha por contato. Além disso, na última quarta-feira, funcionários realizaram uma inspeção nos alunos que chegavam à escola, gerando queixas de constrangimento.

O diretor do Departamento de Saúde Coletiva do município, Daniel Tarcinalli, afirma que a escola entrou em contato pedindo orientações no dia 24 de novembro e realizou uma higienização no local na segunda-feira (27) e terça (28) passadas. Nesta terça-feira (5), a Vigilância Sanitária realizará uma vistoria no local.

A Vigilância esclareceu, ainda, que a escabiose não caracteriza doença de notificação compulsória. “O protocolo de monitoramento continua sendo seguido, no entanto não foi detectado nenhum aluno com suspeita de escabiose nesta segunda-feira (4)”, informou a Secretaria da Educação.

Em caso de sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico da doença.

SARNA
A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma doença infecciosa causada por um ácaro microscópico chamado Sarcoptes scabiei. O ácaro cava túneis na pele, onde deposita seus ovos e excrementos. Isso causa coceira intensa, que é o principal sintoma da doença.

A sarna humana é transmitida pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada. Isso pode acontecer por meio do contato direto ou pelo compartilhamento de roupas, toalhas ou lençóis.

Por Redação/JCNet

Compartilhe nas Redes Sociais