Bauru registra primeiros casos de dengue tipo 4 do estado de SP
Bauru registrou quatro casos de dengue do sorotipo 4. Além de um quinto caso que está em investigação, esses são os únicos diagnósticos recentes desta linhagem identificados no estado de São Paulo. Com as confirmações, todos os sorotipos da dengue agora estão presentes em Bauru, são eles: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os cinco casos foram sequenciados pelo Instituto Adolfo Lutz e são autóctones, quando a contaminação ocorre no local. Os pacientes estão bem.
A Secretaria de Saúde de Bauru informou que três casos foram registrados no Parque Jaraguá e um caso na Vila Industrial. Nestas regiões, a pasta começou a nebulização costal, bloqueio para a eliminação de criadouros e busca ativa de novos casos.
Nos últimos anos, Bauru estava com a circulação dos sorotipos 1 e 2, que permanecem, e neste ano teve a confirmação do sorotipo 3. Agora, identificou o sorotipo 4..
No estado, grande parte de São Paulo lida com a circulação dos sorotipos 1, 2 e 3 ao mesmo tempo. A linguagem 3 reapareceu recentemente, já o sorotipo 4 não aparece com intensidade há alguns anos, mas circula nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo Regiane de Paula, responsável pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, por enquanto não há risco da introdução do tipo 4 se estabelecer. “Em todos os anos, a circulação foi pequena, mas como estamos numa epidemia, trabalhamos sempre com alerta para toda a população. Tivemos dengue 4 circulando em 2013, 2014 e 2015, de forma importante. Depois, há uma queda acentuada e volta a circular em 2019, 2020, 2021 e 2022. Some em 2023, 2024 e reaparece em 2025”, afirmou à Folha de SP.
Sorotipos
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus da dengue (DENV) pertence à família dos flavivírus e possui os sorotipos DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que podem causar desde infecções assintomáticas até quadros graves da doença.
Sorotipos são variações do vírus que, embora pertençam à mesma espécie, possuem diferenças em sua composição antigênica. No caso da dengue, os quatro sorotipos são suficientemente distintos para que uma infecção por um deles não ofereça imunidade contra os outros.
Isso significa que uma pessoa pode ser infectada até quatro vezes, uma por cada sorotipo. Além disso, infecções subsequentes por diferentes sorotipos aumentam o risco de formas mais graves da doença.
A infecção por determinado sorotipo tem efeito protetor permanente contra aquele sorotipo especifico e efeito protetor temporário contra os outros sorotipos.
Dengue em São Paulo
Até esta segunda-feira (7), em 2025, o estado de São Paulo confirmou 390 mortes e 409.392 casos de dengue. São investigados outras 475 mortes e 113.245 casos suspeitos. As regiões mais afetadas são as de São José do Rio Preto, Araraquara e Araçatuba, todas no interior do estado.
Dengue em Bauru
Neste ano, até o momento, Bauru totaliza uma morte e 5.365 casos confirmados da doença. Seguem em investigação outras duas mortes e 2.823 casos suspeitos.
Vacina
As unidades de saúde continuam com a aplicação da vacina de dose única contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Por Redação, com informações de Prefeitura de Bauru, Ministério da Saúde, Folha de SP e Globo.