Foto: Freepik

Bauru registra maior temperatura do ano e umidade de apenas 9%

Nesta quarta-feira (04/09), às 15h20, Bauru registrou 37.3 graus, a maior temperatura do ano. Além disso, às 13h35, a umidade chegou, assim como ontem, a apenas 9%, a menor desde 2008, segundo dados do IPMet.

No entanto, o calor poderá ficar ainda mais intenso, porque a onda de calor seguirá atuando em Bauru e região. E, de acordo com o IPMet, as máximas devem ultrapassar os 38 graus nos próximos dias, chegando a 39 graus no sábado. Veja abaixo:

Diante da previsão de continuidade da onda de calor, a Defesa Civil de SP, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, renovou até a próxima sexta-feira (06/09), o alerta de risco elevado para incêndios para as regiões norte, noroeste e oeste do estado.

O Mapa de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco nas respectivas faixas do território paulista.

Para os próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações. As temperaturas continuam em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo, atingindo níveis mais críticos, ou seja, valores abaixo dos 20%, deixando a sensação de tempo quente e abafado.

Recomendações
Diante deste cenário, é essencial manter-se hidratado e protegido do sol. A baixa umidade do ar pode provocar dores de cabeça, rinites, sangramento nasal, ressecamento da pele, irritação nos olhos e na garganta. Além disso, pode provocar cansaço. Por isso, a prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

Por Lorena Fagundes com informações da Defesa Civil de SP

Compartilhe nas Redes Sociais