Bauru recebe primeira remessa da vacina da Pfizer
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã desta sexta-feira (11/06), a primeira remessa da vacina Pfizer/BionTech. O município recebeu 5.838 doses, enviadas pelo Estado após repasse do Ministério da Saúde.
As doses da vacina da Pfizer/BionTech serão aplicadas a partir dos próximos dias, na campanha de vacinação da Covid-19, que já conta com as vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford, estas usadas desde o começo do ano.
O imunizante da Pfizer precisa ser aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As equipes da Secretaria de Saúde já estão sendo preparadas para o manuseio da nova vacina.
Prazos da Segunda Dose
Na bula da vacina, a orientação é para aplicar a segunda dose a partir de 21 dias ou preferencialmente em 3 semanas. Porém, no Brasil, o Ministério da Saúde orienta a aplicação com 12 semanas de intervalo (3 meses). O motivo para isso, segundo nota técnica do Ministério, é que o Brasil adota o mesmo intervalo usado no Reino Unido, que ampliou o prazo com base em estudos que constataram que o imunizante confere um certo nível de proteção mesmo com apenas uma dose.
A bula alerta ainda que a pessoa vacinada “pode não estar protegida até pelo menos 7 dias após a segunda dose da vacina”.
Autorização Anvisa
Nesta sexta-feira (11/06), a vacina da Pfizer recebeu autorização para ser aplicada em crianças com 12 anos ou mais. Confira os detalhes aqui.