Fotos: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru

Bauru recebe mais de 6 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica recebeu nesta terça-feira (26/01), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez chegaram 6.660 doses do imunizante da AstraZeneca, produzido junto à Universidade de Oxford, que no Brasil é distribuído pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ezequiel Santos, os próximos passos, após o recebimento, são o estudo da Norma Técnica e a capacitação das equipes para utilizar essa vacina, que entrará em distribuição conforme a prioridade definida pelo Ministério da Saúde e o Estado de São Paulo.

As vacinas serão aplicadas em profissionais da saúde, priorizando aqueles que estão na “linha de frente”, de combate à pandemia, seguindo-se as Instituições de Longa Permanência de Idosos, residências inclusivas de jovens e adultos com deficiências, trabalhadores de serviços públicos e privados tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na questão em referência, para os casos suspeitos de Covid-19 e demais trabalhadores na área de saúde.

A imunização deste público-alvo deverá começar ainda nesta semana, seguindo paralelamente à aplicação das 8.680 doses da Coronavac, do Instituto Butatan, iniciada na semana passada. A segunda dose da AstraZeneca será aplicada 12 semanas após o final da primeira fase de imunização.

“É importante salientar que todos os profissionais da saúde receberão a vacina, não há necessidade de desespero, mas nesse momento existe uma ordem de prioridade que é descrita na Norma Técnica. Não estamos passando ninguém na frente, terminando esse grupo prioritário, os demais trabalhadores da saúde serão imunizados. Entendemos a ansiedade de toda a população e pedimos a compreensão de todos”, ressalta Ezequiel Santos, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

“Vale ressaltar que a vacinação de idosos está programada para o dia 15 de fevereiro, caso não aconteça algum imprevisto. Antes dessa data não haverá imunização de outros grupos além dos que já estão sendo vacinados”, explica a Prefeitura.

Compartilhe nas Redes Sociais