Bauru inaugura o Serviço de Acolhimento Institucional para adultos em situação de rua
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), inaugurou na última sexta-feira (14) o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua, em parceria com a Comunidade Bom Pastor, Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai gerenciar o serviço, com financiamento do município.
O investimento foi de R$ 70.000,00 para a implantação, e o custeio mensal será de R$ 54.940,00. O serviço funcionará em um imóvel no Jardim Estoril, atendendo pessoas entre 18 e 59 anos em situação de rua, após o atendimento deste público nas Casas de Passagem e encaminhamento do Centro Pop. A residência que abrigará o serviço possui 20 vagas, para homens e mulheres.
A prefeita Suéllen Rosim e a secretária do Bem Estar Social, Ana Sales, participaram da inauguração, que contou ainda com a presença do presidente da Comunidade Bom Pastor, José Carlos Martins Coelho, da fundadora da entidade, Celenita Coelho, e do vereador José Roberto Segalla, representando a Câmara Municipal. A secretária do Meio Ambiente, Gislaine Magrini, esteve presente, assim como diretores da Sebes e funcionários da Comunidade Bom Pastor que vão trabalhar com os usuários do serviço.
Para a prefeita Suéllen Rosim, o município está ampliando o trabalho da Sebes, em parceria com as entidades. “Este é um serviço novo em Bauru, e a parceria com as entidades é muito importante para alcançar o objetivo, que é chegar a todas as pessoas”, afirma. A secretária Ana Sales destacou a necessidade de atendimento deste público. “A gente já contava com a Abordagem Social e com as Casas de Passagem, que fazem um belo trabalho e são de grande importância para receber a população em situação de rua, assim como o trabalho do Centro Pop. No entanto, faltava um espaço para o Acolhimento Institucional, o que agora vamos ter em Bauru”, lembrou.
Os representantes da Comunidade Bom Pastor citaram a dedicação que a entidade terá com os usuários, e o vereador José Roberto Segalla frisou que com a chegada do período mais frio do ano a existência de um Acolhimento Institucional ganha ainda mais importância, em conjunto com os demais trabalhos já realizados pela pasta com as pessoas em situação de rua.
Por Prefeitura de Bauru