Imagem: REPRODUÇÃO/NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS DISEASES, NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH

Bauru identifica casos positivos de Influenza H3N2

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), informa que recebeu do Instituto Adolfo Lutz, pela Vigilância Sentinela Influenza, nesta quinta-feira (23/12), cinco resultados positivos para Influenza H3N2 em moradores de Bauru. Os pacientes tiveram síndrome gripal, dentro dos critérios para suspeita de Influenza, com a coleta de amostras. Os casos são de pessoas com idades de 13 a 57 anos, sendo dois homens e três mulheres, todos sem comorbidades e que passam bem.

Ainda foi divulgado um outro resultado positivo para Influenza H3N2, de uma paciente de 27 anos, asmática, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A mulher ficou internada em um hospital público, de 16/12 a 18/12, e também passa bem.

Ainda sobre a coleta de exames, a Secretaria de Saúde informa que o município faz parte da Vigilância Sentinela Influenza, e são coletadas cinco amostras semanalmente, totalizando 20 ao mês, durante todo o ano, em pacientes com síndrome gripal que atendem aos critérios de suspeita para Influenza. As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, para análise, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e Estado, visando a identificação de vírus Influenza circulante no ano. Estas informações contribuem para a Rede, Nacional Sentinela Influenza, e colaboram no desenvolvimento da vacina que será disponibilizada no ano seguinte.

Com os resultados desta quinta-feira, ainda não é possível afirmar que o H3N2 circulante no município faz parte da mesma linhagem da nova cepa que já circula na capital. A Secretaria de Saúde ainda aguarda os resultados do sequenciamento genético para a confirmação.

A Influenza H3N2 causa sintomas característicos da gripe, como febre alta, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza e, em alguns casos, falta de ar. As pessoas com sintomas devem procurar uma unidade de saúde, para identificação e diagnóstico.

A prevenção é a mesma da Covid-19, com o uso de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações.

Compartilhe nas Redes Sociais