Foto: Divulgação

Bauru ganha dois novos estabelecimentos com certificado do tradicional sanduíche

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), realizou nesta segunda-feira (26) a entrega do certificado de autenticidade do sanduíche Bauru a dois estabelecimentos.

O Empório Santa Emília, localizado em Bauru, e o Empório Santa Therezinha, em São José do Rio Preto, foram as lojas agraciadas com a certificação. A entrega oficial ocorreu no estabelecimento de Bauru, uma vez que ambos pertencem ao mesmo empreendedor.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Flávia Souza, e da diretora da Divisão de Planejamento Turístico, Eventos e Turismo Receptivo da pasta, Thais Silva.

Outros estabelecimentos também podem obter a certificação. Estarão aptos a receber o certificado do Comtur os estabelecimentos que assumirem os seguintes compromissos.

  • Garantia com a tradição e originalidade da receita, conforme Lei Municipal 4314/1998, que caracteriza o Sanduíche Bauru como patrimônio imaterial;
  • Contribuição com o Conselho no sentido de resgatar o sanduíche como patrimônio imaterial;
  • Manutenção da qualidade do produto, tanto na questão dos ingredientes como na forma de atendimento aos clientes;
  • Participação durante eventos para divulgação do produto, incentivando seu consumo;
  • Colaboração com o Comtur para sempre valorizar o sanduíche como um produto do turismo no município;
  • Comunicação permanente com as partes interessadas, para o sucesso das políticas de certificação.

Como obter o certificado?
Para obter o certificado do sanduíche Bauru, o solicitante passa pelas seguintes etapas: envio de documentos do estabelecimento como, CNPJ, foto do cardápio atualizado e alvará de funcionamento. Em seguida, é realizada visita técnica para avaliação, aprovação e entrega da certificação, que é publicada no Diário Oficial de Bauru. A Certificação do Sanduíche Bauru é renovada a cada dois anos pelo Comtur.

Os estabelecimentos que tiverem interesse em adquirir ou renovar o certificado do Sanduíche Bauru podem enviar e-mail para [email protected], preencher o formulário no link, para que a Sedecon entre em contato, em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZiB6UApzRZfx1M7-LrpUA4wEBobvZNVzYdOWB5q33xn6BkA/viewform, ou ligar para os telefones (14) 3232-1392 e (14) 3227-3810.

A história
O Sanduíche Bauru foi criado na década de 1930, no Restaurante Ponto Chic, em São Paulo. Um dia, o estudante bauruense Casimiro Pinto Neto, conhecido como ‘Bauru’, estava atrasado para um compromisso. Para agilizar sua refeição, pediu para o sanduicheiro pegar um pão francês, tirar o miolo e rechear com queijo mussarela derretido na água, rosbife, tomate em rodelas, picles, orégano e sal. Depois de pronto, um amigo de Casimiro pediu um pedaço do sanduíche. Ele gostou muito, falou bem alto para o sanduicheiro fazer mais um lanche daquele igual do ‘Bauru’. Foi assim que o lanche foi ganhando essa denominação, levando o nome do município para todo o País e até no exterior.

Compartilhe nas Redes Sociais