Foto: Divulgação

Bauru é selecionada no Novo PAC para construir unidade de saúde no Jardim Ouro Verde

O município de Bauru foi contemplado com uma nova unidade de saúde na região do Jardim Ouro Verde. A solicitação, realizada pela Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, foi selecionada pelo Ministério da Saúde, no Novo PAC, com o valor de R$ 4.306.000,00. A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Ouro Verde será de porte IV, e visa atender 16.247 moradores, distribuídos por 7.246 domicílios do Jardim Ouro Verde, Granja Cecília, Jardim Ferraz, Jardim Solange, Jardim Vitória, e dos Residenciais Parque dos Sabiás I e II, Monte Verde Mais, e Monte Verde I, II e III.

A unidade de saúde vai atender serviços como consultas médicas, exames, vacinação, atendimento odontológico, assistência social e programas de promoção à saúde. A região do Jardim Ouro Verde foi escolhida porque não possui unidades básicas no entorno, sendo as mais próximas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Independência, a 3,5 quilômetros, e a do Jussara/Celina, a 4,5 quilômetros. As duas unidades serão desafogadas com a criação da USF do Jardim Ouro Verde. A região apresentou crescimento populacional nos últimos anos, o que aumenta a necessidade de novos serviços.

A unidade de saúde vai funcionar no quarteirão 6 da rua Professor Isaac Portal Roldan, no Jardim Ouro Verde. A Secretaria de Saúde vai iniciar a preparação da licitação, e a contratação deverá ser integrada, portanto, a empresa vencedora deverá elaborar os projetos necessários e a construção.

OUTROS INVESTIMENTOS
A Prefeitura de Bauru segue com outros investimentos em novas unidades de saúde, aprovados no Novo PAC no ano passado. Estão em fase de licitação para a construção o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, que terá funcionamento 24 horas, e duas USFs, sendo uma no Núcleo 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima, e a outra no Parque Roosevelt.

O CAPS III será construído em uma área na avenida do Hipódromo, no Jardim Olímpico, na região do Núcleo Geisel. O espaço permitirá que o atendimento de pacientes de saúde mental seja realizado de forma adequada, com instalações apropriadas para o serviço. O prédio terá área construída de 736 metros quadrados, de acordo com o projeto básico.

A USF do 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima será construída no quarteirão 2 da rua Benedito Daniel, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. A USF funciona atualmente em um prédio que não comporta adequadamente as necessidades, e com o novo imóvel ainda será possível ampliar a cobertura para a população desta região. Já a USF do Parque Roosevelt será uma nova unidade de saúde, no quarteirão 12 da alameda Sócrates, o que permitirá a implantação da estratégia de saúde da família no Parque Roosevelt.

Nos últimos anos, o município está investindo na ampliação dos serviços de saúde, especialmente na atenção primária. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bela Vista, Geisel, Mary Dota e Independência tiveram o funcionamento ampliado de segunda a sexta-feira, até às 23h, e aos sábados, das 8h às 18h. As demais UBS também tiveram ampliação do funcionamento de segunda a sexta-feira, até às 19h. Já as USFs do Jardim Godoy, Santa Edwirges, Vila São Paulo e Vila Dutra funcionam de segunda a sexta-feira até às 22h, buscando facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

Compartilhe nas Redes Sociais