Bauru é considerada 49ª melhor cidade para se empreender
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, o município de Bauru se classificou em 49º lugar entre as melhores cidades para se empreender, com pontuação geral de 6,02.
O estudo, realizado pela Escola Nacional Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor, rede de empreendedores dedicada ao fomento do tema, analisou os 101 municípios mais populosos do Brasil. O ICE funciona como um norteador para o avanço do setor, revelando quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.
A pesquisa foi feita com base nos dados de 2021, e se dividiu em sete pilares determinantes ligados ao tema: Capital Humano, Acesso a Capital, Mercado, Infraestrutura, Inovação, Cultura Empreendedora e Ambiente Regulatório.
Durante o ano de 2021, Bauru observou um avanço nos rankings de Acesso a Capital, Mercado e Infraestrutura. Nas áreas de Mercado e Infraestrutura, que consideram o potencial de desenvolvimento econômico e condições urbanas e de transporte, respectivamente, a cidade se encontra em 36ª e 38ª posição.
No pilar de Acesso a Capital, Bauru avançou para a 29ª posição. Já em relação ao índice de Capital Humano, que engloba o acesso e a qualidade das mãos de obra básica e especializada, Bauru manteve a mesma posição, ficando em 18º lugar.
“A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), reitera que a Casa do Empreendedor e o Inova Bauru foram destaques no projeto de mapeamento de comunidades empreendedoras, realizado pelo Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). O estudo ressaltou a importância dos órgãos no desenvolvimento econômico da cidade”, explica a Prefeitura em nota.
Além disso, Bauru também ficou em terceiro lugar no ranking de operações do programa “Empreenda Mulher”, programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação.