Bauru avança posições na certificação do Município Verde Azul do Estado de São Paulo

O município de Bauru melhorou sua posição na certificação do Município Verde Azul, do governo do Estado de São Paulo. Em 2020, Bauru ocupava a 90º colocação, com 81,57 pontos, entre os 645 municípios paulistas. Em 2021, Bauru foi para a 44ª colocação, com 85,16 pontos. Nesta quarta-feira (24), o município recebeu a certificação referente ao ano passado.

Apenas os municípios com mais de 80 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, recebem a certificação. No processo referente ao último ano, somente 78 municípios alcançaram esta pontuação. O secretário de Meio Ambiente, Levi Momesso, e os servidores Gilda Scalfi e Marcos Picoli estiveram na capital paulista para receber a certificação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Para melhorar sua posição no ranking, Bauru investe principalmente em educação ambiental. Este trabalho é desenvolvido nas escolas municipais, no Jardim Botânico, Zoológico, Horto Florestal, entre outros. Bauru também conta com a coleta de lixo orgânico em toda a área urbana e com a coleta seletiva em quase todas as regiões, e possui oito Ecopontos para receber materiais recicláveis, materiais inservíveis, móveis velhos, restos de madeira, entre outros. Estes materiais também são recolhidos pelo caminhão ‘Cata Treco’, mediante solicitação dos moradores. A prefeitura investe ainda na ampliação de equipes para reforçar a limpeza urbana.

Entre os desafios para os próximos anos, está a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa. A finalização da obra e a operação devem ser viabilizadas por meio de concessão. A destinação dos resíduos sólidos também está em discussão para que Bauru possa melhorar a destinação final do lixo e ampliar a reciclagem.

Compartilhe nas Redes Sociais