Foto: Freepik

Banco de Leite Humano busca doações para manter estoque e atender a demanda

O Banco de Leite Humano, órgão ligado a Secretaria de Saúde, segue buscando doações para manter o estoque abastecido. No momento, a quantidade do alimento é baixa para atender a demanda.

O Banco de Leite Humano realiza um trabalho ininterrupto e muitos bebês dependem da doação do alimento. A doação é um ato voluntário e não há custos para as doadoras. As interessadas em aderir a campanha devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano no telefone/whats: (14) 99109-2307. A unidade conta com equipe para todo o suporte e apoio às mulheres que querem fazer parte dessa corrente de doações, inclusive com fornecimento de material e coleta dos frascos na residência das interessadas.

Leite Materno
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo o leite o melhor e mais completo alimento para bebês, pois fornece tudo que precisam até os seis meses de vida. Também constituí a forma de proteção mais eficiente para a diminuição das taxas de mortalidade infantil, além de proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, evita o risco de desenvolver várias enfermidades na vida adulta, como hipertensão e diabetes.

Mulheres que amamentam também são protegidas em relação a diversas doenças, como câncer de ovário e de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em até 13% os índices de óbitos de crianças menores de cinco anos. Dessa forma, a doação de leite excedente constitui importante estratégia para a redução de mortes em bebês.

Bebês prematuros ou com baixo peso precisam do leite materno para que a recuperação seja mais rápida e saudável. Um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia e o frasco não precisa estar completamente cheio para ser doado. O Banco de Leite Humano ressalta que a doação deve ser do leite excedente, garantindo a nutrição do bebê da doadora em primeiro lugar.

CAMPANHAS
Durante o mês de maio, o Banco de Leite Humano promoveu diversas atividades comemorativas em alusão a Campanha “Doe leite materno: amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, da Rede Brasileira de Bancos de Leite do Ministério da Saúde, com foco para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, comemorados nos dias 19 e no dia 21 de maio, respectivamente. A unidade realizou workshops com exibição de filme, atividades com gestantes em sala de espera e apresentação da campanha para as integrantes do Grupo de Gestantes da Unidade Casa da Mulher.

Para encerrar o mês, o Banco de Leite Humano também fez uma homenagem para as mulheres cadastradas como doadoras na unidade, com a divulgação de um mural de fotos contendo imagens das doadoras e seus bebês.

Foto: divulgação

SERVIÇO
Banco de Leite Humano
Avenida Nações Unidas, 27-28, 1º andar – Vila Universitária
Telefones – (14) 3226-3227/(14) 99109-2307
E-mail – [email protected]

Compartilhe nas Redes Sociais