Foto: Reprodução Google Maps

Bancários da Caixa decretam estado de greve e paralisação das agências nesta terça-feira

Na última sexta-feira (23/04), em assembleia realizada virtualmente pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (SEEB Bauru), bancários da Caixa Econômica Federal aprovaram a decretação do estado de greve e a paralisação de 24 horas de todas as agências do banco, nesta terça-feira, dia 27. A manifestação também irá ocorrer em todo o país.

De acordo com o Sindicato, o estado de greve e a paralisação fazem parte do protesto dos trabalhadores contra o que eles consideram como “plano de privatização da Caixa, que terá início no dia 29, com a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Caixa Seguridade”.

“O governo Bolsonaro, assim como o presidente do banco, Pedro Guimarães, estão dispostos a enfraquecer a Caixa a todo custo. O executivo já disse que, depois da subsidiária de seguros — que também lida com capitalização, previdência complementar aberta, consórcios, corretagem, entre outros —, ainda quer abrir o capital da gestora de recursos e do banco digital, além de vender a participação da Caixa na Elo, a terceira maior bandeira de cartões do país. Inaceitável!”, afirma o Sindicato em nota.

O SEEB Bauru também explicou que está prestes a ajuizar uma ação que questionará a venda da Caixa Seguridade – ou seja parte do banco – sem a aprovação do Congresso, destacando que em 2018, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar proibindo o governo de vender estatais, sem autorização do Congresso.

A concentração do ato de amanhã será em frente à agência Bauru, localizada na rua Gustavo Maciel, 7-33, Centro. “Bancários também irão reivindicar mais contratações, o pagamento correto da PLR Social – que teve redução neste ano e trouxe prejuízo aos trabalhadores – e a vacinação prioritária da categoria”, finaliza a nota do SEEB Bauru.

Compartilhe nas Redes Sociais