Av. N. Sra. de Fátima tem multas diárias por estacionamento
Alvo de queixas, mudanças e recuo de decisões, serviços executados e refeitos, a remodelação da avenida Nossa Senhora de Fátima resultou em um novo título para esta importante via de Bauru. Em 2025, ela tornou-se a campeã de multas por estacionamento proibido, com uma média de três autuações do tipo por dia.
De 1 janeiro a 24 de julho deste ano, 582 autos de infração foram direcionados a motoristas que deixaram seus veículos em local e horário nos quais não havia permissão para estacionar na avenida. O número corresponde a uma a cada cinco multas desta natureza emitidas no período, ou 21,6% das 2.693 autuações aplicadas pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT) na cidade.
A alta incidência de casos sinaliza que o objetivo da reformulação do sistema viário da avenida – dar maior fluidez ao tráfego – não está sendo alcançando. Iniciada em novembro do ano passado, a intervenção visava instituir duas faixas de circulação em cada sentido da via, com uma faixa exclusiva de estacionamento no sentido bairro-Centro.
Já na direção oposta, o estacionamento foi vedado entre as quadras 5 e 15, das 6h às 9h e das 16h às 19h, de segunda a sábado. Porém, como a sinalização vem sendo desrespeitada, o trânsito, especialmente nestes horários de pico, tem apresentado pontos de ‘estrangulamento’.
Chefe do setor de Fiscalização de Trânsito da Emdurb, Michel Baltazar Batista explica que a presença de veículos estacionados em local proibido impacta no fluxo viário de forma imediata e, por vezes, intensa. “A incidência de casos é muito alta. A Nossa Senhora de Fátima tornou-se uma via muito importante para o deslocamento de pessoas do trabalho para casa, mas continua registrando lentidão porque motoristas não respeitam a sinalização. O GOT vai ao local de manhã e à tarde e todos os dias encontra veículos estacionados irregularmente”, observa.
TIPOS DE MOTORISTAS
Para o vereador José Roberto Martins Segalla, crítico sobre a forma como a reconfiguração da avenida foi conduzida – sem consulta prévia aos comerciantes da região -, a proibição do estacionamento criou dois tipos de motoristas: os espertos e os idiotas. “Os espertos são os que não ligam, estacionam ali e nada acontece. E os idiotas, categoria na qual me enquadrei, são os que respeitam e acabam parando o automóvel a duas quadras de distância de onde vão. Moro naquela região e vou todos os dias à padaria para comprar pão quente, que sai do forno justamente nos horários em que o estacionamento é proibido na avenida. E todas as vezes, sem exceção, vejo muitos veículos ali parados”, descreve.
Para Segalla, as alterações no sistema viário não vieram acompanhadas de orientação e fiscalização, falha que, em sua análise, persiste até agora, visto que três autuações diárias é um número ínfimo diante da quantidade de irregularidades verificadas por ele no local. “Nunca vi um agente parado lá, orientando ou multando. É preciso encontrar uma forma de educar a população”, acrescenta.
Vale lembrar que o GOT de Bauru conta atualmente com apenas 35 agentes para atuar na cidade inteira. Segundo a Emdurb, eles são organizados em seis equipes, quatro das quais durante o dia. Quando flagram um veículo estacionado em local proibido, o proprietário recebe multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CHN. Como trata-se de infração média, ela pode ser convertida em advertência se o condutor não tiver sido autuado nos últimos 12 meses.
Sob críticas, intervenções se arrastaram por mais de 6 meses
Iniciada no fim do ano passado, a reformulação do sistema viário da avenida Nossa Senhora de Fátima gerou insatisfação entre os comerciantes daquela região da cidade. Conforme o JC divulgou, inicialmente, a Emdurb havia proibido o estacionamento entre as quadras 5 e 15 em tempo integral no sentido Centro-bairro.
Após contestações sobre os prejuízos que a mudança representaria para os lojistas, a empresa pública recuou e permitiu o uso das vagas em períodos específicos. As interdições necessárias para o recape da via também geraram revolta entre os comerciantes, que reclamaram de redução do movimento de clientes e ausência de consulta prévia aos lojistas por parte da prefeitura.
Em seguida, o desnível entre o pavimento recém-executado e as valetas antigas transformaram-se em mais uma ‘dor de cabeça’. Em março, novas interdições foram realizadas para a troca dos dispositivos, mas em junho, o serviço precisou ser refeito devido a problemas. A remodelação também contou com a implantação de semáforos e proibição de conversão em algumas ruas.
Na Comendador Martha
Na avenida Comendador José da Silva Martha, entre a Praça Portugal e a linha férrea, outro tipo de infração de trânsito também se tornou frequente, principalmente nos horários de pico, conforme revela Michel Baltazar Batista. Como boa parte das quadras no trecho é mais curta que as convencionais e dotada de semáforo, são comuns ocorrências de obstrução de cruzamento, quando o motorista imobiliza seu veículo no cruzamento em meio a um congestionamento e, com a mudança de cor do semáforo, impede o tráfego na via transversal. A conduta é considerada infração de trânsito grave e gera multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH. “Se o condutor não tem espaço para seguir até a próxima quadra, a recomendação é não entrar no cruzamento. A pessoa pode ter o impulso de se apressar, mas deve aguardar mesmo que o semáforo fique amarelo, indicando que irá fechar”, completa.
Por Jcnet