Atleta de Bauru sofre injúria racial de time adversário e ABDA emite carta de repúdio
A Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA) emitiu uma nota de repúdio após um de seus atletas ser vítima de injúria racial por parte de um jogador do time adversário em partida ocorrida no último sábado (6), em São Paulo. De acordo com Vinicius Marques, coordenador geral da ABDA, a entidade está oferecendo todo apoio à vítima, de 19 anos de idade.
“Neste final de semana, ocorreu mais um fato muito grave, onde o nosso atleta de polo aquático foi alvo de grave injúria racial, fato que provocou uma extrema tristeza inconsolável ao atleta. Este atleta que foi alvo de injúria está na ABDA desde criança e, com certeza, será um grande profissional. Sendo assim, as palavras do agressor foram vãs e medíocres, causando uma situação inadmissível”, afirma trecho da carta publicada no site oficial da associação.
“Antes de mais nada, nossa declaração é, sobretudo, um pedido de união, de uma maior educação, moral e ética dos clubes e também dos jogadores, para que possamos ter, de fato, evolução e desenvolvimento do esporte aliado à educação em nosso país”, pede o documento.
Vinicius explica que a entidade já precisou lidar com situações semelhantes em outras ocasiões. Ele espera que os outros clubes coíbam esse tipo de ato. Ele destaca, ainda, que a ABDA conta com uma equipe que oferece treinamento para que seus atletas não cometam nenhum tipo de discriminação e que, quando são vítimas, contam com apoio psicológico fornecido pela associação.