Ascam faz apelo à população de Bauru
Em nota divulgada nesta sexta-feira (26/03), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) fez um apelo à população de Bauru. O motivo é falta de materiais para realização do trabalho nas cooperativas. O sustento de 130 catadores associados e suas famílias depende dos itens arrecadados nas coletas e Ecopontos.
A Ascam pede que a população colabore através da reciclagem, separando o lixo reciclável e encaminhando os itens para os Ecopontos.
Endereços dos Ecopontos
- Ecoponto Antonio Eufrasio de Toledo – Rua Sorocabana, quadra 2
- Ecoponto Mary Dota – Rua Americo Finazzi, quadra 4
- Ecoponto Jardim Redentor/Geisel – Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 3
- Ecoponto Pousada I – Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima)
- Ecoponto Edson Francisco da Silva – Rua Dulce Duarte Carrijo, quadra 4
- Ecoponto Parque Viaduto, Rua Bernardino de Campos, quadra 28
- Ecoponto Engenheiro Octávio Rasi – Rua Manoel Lopes Neves, quadra 1
- Ecoponto Santa Edwirges – Rua Francisco do Rêgo Carranca, quadra 1
Horário de atendimento
Segunda a Sábado das 07h às 19h, Domingos e feriados das 08h às 16h.
O que posso e o que não posso levar a um Ecoponto?
- Posso Levar
Pequenas quantidades de entulho (até 1m³ a cada 120 dias), Madeira, Plástico, Metal, Vidro, Papel e Papelão, Móveis e Eletrodomésticos. - Não Posso Levar
Grandes quantidades de entulho de construção (mais de 1m³), Lixo doméstico, Lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentistas, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.) e Lixo industrial.
Confira a nota na íntegra:
APELO À POPULAÇÃO DE BAURU
A ASCAM, em nome das cooperativas de recicláveis, faz um apelo à população de Bauru: Os barracões de reciclagem estão vazios!
Nas últimas semanas, o material recebido pelas cooperativas de reciclagem através dos Ecopontos e da coleta seletiva realizada pela EMDURB tem diminuído.
Como reflexo, os recicláveis, que deveriam gerar emprego, renda, e se transformar em comida na mesa de centenas de catadores, estão sendo descartados junto ao lixo orgânico e encaminhados ao aterro sanitário.
A Ascam entende as dificuldades que todos enfrentam neste momento de pandemia de Covid-19, mas lembra que as cooperativas de reciclagem e seus cooperados precisam do apoio da população para manterem ativo o processo de reciclagem em Bauru.
Se cada um fizer a sua parte, todos serão beneficiados. Para isso, a Ascam solicita, em nome de seus 130 catadores associados e suas famílias, para que o munícipe separe seu lixo reciclável e o encaminhe a um dos oito Ecopontos disponíveis no município de Bauru.
Os Ecopontos, como um serviço essencial à saúde, funcionam todos os dias da semana: de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos e feriados, das 8h às 16h.
A manutenção da atividade de reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente e da saúde pública e a base do sustento de inúmeras famílias no município de Bauru, que a partir dos recicláveis destinados aos Ecopontos garantem o sustento de seus lares.
Morador consciente contribui para o meio ambiente, para a saúde e apoia o trabalho dos catadores de recicláveis.
Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região
Bauru, 26 de março de 2021.