Foto: rawpixel.com/Freepik

Aprovado na Câmara de Bauru, projeto ‘Não se Cale’ une comércio contra assédio

Uma união de bares, restaurantes e casas noturnas para um só objetivo: o combate ao assédio e à importunação contra a mulher. Esse é o objetivo do protocolo “Não se Cale”, um projeto dos vereadores José Roberto Segalla (União Brasil), Chiara Ranieri (União Brasil) e Estela Almagro (PT) aprovado pela Câmara na última segunda-feira (26) e que deve ser sancionado pela prefeita Suéllen Rosim (PSD).

O projeto, disse Segalla ao Jornal da Cidade nesta quinta-feira (29), credencia estabelecimentos a auxiliar as mulheres vítimas de importunações, assédio ou violência durante o expediente. “Donos de comércios deste setor e também seus colaboradores receberão um treinamento sobre como ajudar as vítimas”, explica o parlamentar.

Caso um episódio deste aconteça, o colaborador da respectiva empresa oferecerá à mulher três opções: acionar a Polícia, acompanhá-la até o carro ou mesmo pedir um transporte por aplicativo a ela.

“Não podemos permitir que episódios lamentáveis como jovens sendo beijadas à força, seguradas pelo braço ou pelo cabelo e até tocadas contra a própria vontade continuem ocorrendo em espaços de lazer”, aponta Segalla.

O parlamentar afirmou também que a construção do projeto passou por uma série de etapas – entre as quais diálogos com a OAB e sindicatos de classe – e que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bauru (Sedecon) se propôs a auxiliar os treinamentos aos colaboradores das empresas.

Segalla ressalta que a adesão ao projeto será opcional, mas a tendência é que estabelecimentos integrem o movimento à medida em que o projeto ganha força.

“Até porque as próprias mulheres passarão a optar por ambientes que seguem o protocolo por uma questão de segurança pessoal”, aponta o vereador, que já recebeu sinalizações de empresas interessadas.

Estabelecimentos que queiram aderir ao protocolo deverão procurar a Sedecon, que informará sobre as orientações a serem seguidas pelas empresas.

Por Jornal da Cidade

Compartilhe nas Redes Sociais