Foto: Guilherme Oliveira/Prefeitura de Bauru

Aplicação da dose adicional da vacina contra Covid-19 é realizada em todas as unidades de saúde

A Secretaria de Saúde continua com a vacinação contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) de Bauru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para receber a vacina, não é necessário agendamento, basta a pessoa comparecer na unidade de saúde com os documentos.

A aplicação de todas as doses vem sendo realizada nas unidades – primeira dose e segunda dose para pessoas com 5 anos ou mais, e dose adicional para pessoas com 18 anos ou mais. Também já está disponível a quarta dose para idosos com 80 anos ou mais, e para pessoas imunossuprimidas.

No momento, a prioridade é ampliar a cobertura da dose adicional. Até terça-feira (22), Bauru tinha aplicado 172.735 vacinas de dose adicional, o que representa uma cobertura de 45,54% da população total do município.

O diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Ezequiel Santos, afirma que a meta é ampliar esta cobertura. “O ideal é que a gente possa chegar a 70% da população com a dose adicional rapidamente. E depois, ampliar ainda mais a cobertura, como ocorreu com as doses anteriores, em que ultrapassamos os 90% de cobertura da população, o que contribuiu para reduzir a incidência de casos mais graves e óbitos. A maior parte das pessoas que tomou a segunda dose já está apta para receber a dose adicional da vacina”, lembra.

A dose adicional, também conhecida como terceira dose, deve ser aplicada quatro meses ou mais depois da segunda dose, em pessoas com 18 anos ou mais. Portanto, já podem receber a dose adicional todos aqueles que tomaram a segunda dose até o dia 23 de novembro do ano passado.

PRAZOS
A segunda dose da vacina da Pfizer/BionTech é aplicada 21 dias ou mais após a primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais, e 56 dias ou mais após a primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos. A segunda dose da vacina Coronavac é aplicada 28 dias ou mais após a primeira dose, e a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford é aplicada 56 dias ou mais após a primeira dose.

A dose adicional para quem tomou as vacinas Coronavac, da Pfizer/BionTech e da AstraZeneca/Oxford é aplicada quatro meses ou mais depois da segunda dose. A Secretaria de Saúde faz a aplicação da dose adicional com o imunizante disponível no momento na unidade de saúde. Para quem tomou a dose única da Janssen, a dose adicional com o mesmo imunizante é aplicado 61 dias ou mais depois da dose única.

A quarta dose para idosos com 80 anos ou mais é aplicada quatro meses ou mais após a dose adicional, também conhecida como terceira dose da vacina.

Compartilhe nas Redes Sociais