Foto: Divulgação

(A)Mostra Popular do Sesc Bauru reúne dança, cantos e ritos da cultura brasileira

Frevo, maracatu, ciranda… De 13 a 20 de outubro, o novo projeto do Sesc Bauru: “(A)Mostra Popular” reúne apresentações de dança, cantos e ritos de diferentes tradições e localidades. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Com intuito de valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, o projeto “(A)Mostra Popular” promove vivências culturais, estabelecendo o diálogo com mestres da tradição visando o resgate e propagação do conhecimento dessas vertentes, pensando na sua importância para a manutenção da identidade dos povos.

Além de três espetáculos e um cortejo, a primeira edição do projeto traz o ciclo de oficinas de dança populares “Folia de Passo” com a Cia Casa de Farinha que convida a aprender quatro danças presentes no carnaval pernambucano: frevo, maracatu nação, coco de roda e ciranda.

Confira a programação da (A)Mostra Popular do Sesc Bauru:

Espetáculo “Quadrilha da Corte”
Com Grupo Folclórico Quadrilha da Corte
Nesta coreografia, a Quadrilha da Corte apresenta personagens da corte que se juntam aos dançarinos populares para exaltar a cultura nordestina ao ritmo do forró sincronizado, vestindo trajes elegantes e volumosos. Formado em 1992, o grupo celebra há mais de três décadas os festejos juninos no bairro Rio Pequeno, reunindo amigos e familiares da comunidade.
Dia 13. Domingo. 15h30.
Grátis. Classificação Livre.

Cortejo “Em Cantos de Maria”
Com Batuque das Maria
Com a levada do coco, as influências da cultura popular e com base nas resistências feministas, o Batuque das Maria traz sua mensagem. Formado por um grupo de mulheres, traz um repertório que mescla as referências tradicionais com temas atuais. Por meio de composições autorais e de homenagens às mestras de coco, o Batuque chega para realizar a arte do encontro e suas potentes transformações.
Dia 13. Domingo. 16h30.
Grátis. Classificação Livre.

Ciclo de Oficinas de Danças Populares “Folia de Passo”
Com Cia Casa de Farinha
A ação é mediada pelo pernambucano, dançarino popular, brincante e doutor honoris causa, o Mestre Fofão, acompanhado de músicas ao vivo, executadas pelos multiartistas Rodrigo Cristalino e Robson Petezera.
Dia 15. Terça. 19h. – Frevo
Dia 16. Quarta. 19h. – Maracatu Nação
Dia 17. Quinta. 19h. – Coco de Roda
Dia 18. Sexta. 19h. – Ciranda.
Grátis. Inscrições no horário e local da atividade. Classificação 10 anos.

Espetáculo “Maracatu de Baque Virado”
Com Cia Porto de Luanda
O espetáculo propõe uma viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente Pernambuco, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas. Com um estilo próprio, a Cia Porto de Luanda faz uma homenagem aos mestres de maracatus, representando os principais “baques” tradicionais, além do repertório inspirado no folguedo pernambucano e músicas de domínio público.
Dia 19. Sábado. 15h.
Grátis. Classificação Livre.

Espetáculo “Baile da Bicharada”
Com Carimbó é o Bicho
Imagina assistir a um show musical divertido, dançante e interativo, voltado para crianças de todas as cidades? Estamos falando do “Baile da Bicharada”, com o grupo “Carimbó é o Bicho” que canta a fauna amazônica a partir do carimbó, um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, além de envolver a plateia com os bichos alegóricos e as saias floridas levadas pela trupe.
Dia 20. Domingo. 16h30.
Grátis. Classificação Livre.


Serviço
O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h; ou pelo Portal sescsp.org.br/bauru.

Acompanhe o Sesc Bauru nas redes sociais:
Facebook, YouTube, Twitter e Instagram/@sescbauru

Por Sesc Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais