Alerta: Nível da lagoa do Batalha está mais de um metro abaixo do ideal
A lagoa de captação de água do Rio Batalha inicia janeiro de 2024 com nível preocupante: 2,13 metros, sendo que o ideal é de 3,2 metros, segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru. Atualmente, o manancial abastece 26,48% da população da cidade, o que corresponde a cerca de 100 mil habitantes.
A autarquia destaca o baixo volume de chuvas em dezembro passado como responsável pelo quadro. Os 103.6 milímetros de precipitação acumulada em dezembro representam praticamente 1/3 dos 339,9 milímetros do mesmo período de 2022, de acordo com o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp. Dados do órgão também mostram que o mês passado foi o mais seco desde 2017, quando choveu apenas 95 milímetros.
Diante da situação, o DAE alerta a população para o consumo consciente. Para garantir o abastecimento, técnicos da Divisão de Produção e Reservação da autarquia controlam em tempo real a quantidade de água captada no Batalha e realizam manobras para redirecionar a produção dos poços Jardim Imperial, Shopping (Bauru), Praça Portugal e Chácaras Cardoso às regiões de maior necessidade.
Por Redação/JCNet