Foto: Reprodução/Site

Albergue Noturno do Ceac tem recorde de acolhimentos em 12 anos

Na véspera do primeiro dia do inverno de 2023, o Albergue Noturno do Ceac registrou recorde de atendimentos em 12 anos, na noite de terça para quarta-feira (21), com 87 pessoas em situação de rua acolhidas. Segundo a instituição, esse foi o número mais elevado de indivíduos que procuraram o serviço desde 2011, quando ele passou a funcionar no atual prédio, localizado na quadra 7 da rua Inconfidência, próximo ao Terminal Rodoviário.

Além do frio, com temperatura mínima de 13,1 graus na madrugada de quarta, o fluxo migratório de moradores de outras cidades a Bauru também é um dos fatores que justificam a superlotação do abrigo, segundo relata a assistente social Francine Tamos, coordenadora do Albergue.

“Apesar de as noites continuarem geladas, tivemos temperaturas mais baixas neste mês e a demanda não tinha chegado a esta proporção. Em contato com estas pessoas, percebemos que muitas vieram de municípios vizinhos para buscar uma oportunidade de trabalho em Bauru, mas ainda não conseguiram se estabelecer ou voltar para suas cidades de origem”, comenta.

O Albergue conta hoje com 50 vagas financiadas pela prefeitura e outras 5 custeadas pelo Ceac. Porém, devido à alta procura nestas últimas semanas, a instituição precisou dispor de mais 20 colchões, que foram acomodados no chão dos dormitórios e corredores. Ainda assim, 12 pessoas dormiram apenas com cobertores entre terça e quarta-feira, inclusive na recepção da entidade, de forma improvisada.

Com o objetivo de evitar que a situação se repita, o Ceac já adquiriu outros 10 colchões e aguarda a entrega para os próximos dias. Simultaneamente, o Albergue mantém contato com as redes de assistência dos municípios da região no sentido de viabilizar o retorno destes migrantes às suas cidades de origem.

Por JCNET

Compartilhe nas Redes Sociais