Ainda sem liberação da Anvisa, Butantan inicia produção da ButanVac

O Instituto Butantan anunciou que inicia nesta quarta-feira (28/04), a produção da ButanVac, nova candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto. De acordo com o governo de São Paulo, o primeiro lote de produção será de 1 milhão de doses e não vai depender de matéria-prima importada.

Fases
Na primeira fase da produção, de hoje até 18 de maio, serão seis lotes de 1 milhão de doses, totalizando 6 milhões de doses. Neste mesmo período, estão em produção 520 mil ovos, que devem gerar 1 milhão de doses (entenda mais abaixo).

Na segunda fase, prevista de 15 de maio a 1º de junho, serão fabricados mais 6 lotes e, na terceira, de 28 de maio a 15 de junho, mais 6 lotes, totalizando neste semestre uma produção mínima de 18 milhões de doses da vacina.

Processo de produção

Imagem: Divulgação Instituto Butantan

Testes
Na sexta-feira, o Butantan protocolou na Anvisa o pedido para iniciar os teste clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. Nesta terça, a agência solicitou informações adicionais para avaliar se libera a realização do primeiro estudo com a ButanVac, já que, até o momento, a vacina foi testada apenas em animais.

Compartilhe nas Redes Sociais