“Ainda estou aqui” e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” foram indicados ao Oscar 2025 na manhã desta quinta-feira (23). A atriz brasileira concorre na categoria Melhor Atriz pela atuação como Eunice Paiva no longa de Walter Salles, que foi indicado a Melhor Filme e a Melhor Filme Internacional.
O momento é histórico para o Brasil: essa é a primeira vez que um filme brasileiro é incluído na principal categoria do Oscar, de Melhor Filme.
Além disso, Fernanda Torres é a segunda brasileira a ser indicada a Melhor Atriz. Ela repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, após 26 anos. Em “Ainda Estou Aqui”, Torres interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.
O filme compete contra “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca).
Fernanda está na disputa com Cynthia Erivo – “Wicked”; Karla Sofia Gascón – “Emilia Pérez”; Mikey Madison – “Anora” e com Demi Moore – “A Substância”.
O Oscar 2025 está marcado para o dia 2 de março, no domingo de Carnaval.
Globo de Ouro
No dia 6 de janeiro, Fernanda Torres recebeu o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama, entregue pela primeira vez a uma brasileira.
Brasil no Oscar
Em 1999, o Brasil foi indicado em duas categorias ao Oscar. Fernanda Montenegro concorreu como Melhor Atriz pela atuação no filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles, e indicado a Melhor Filme Estrangeiro – categoria atualmente nomeada como Melhor Filme Internacional.