Foto: Divulgação

Abertura de exposição sobre histórias decoloniais em Bauru será nesta quinta-feira

A Secretaria de Cultura, por meio da Pinacoteca de Bauru, em parceira com a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Unesp-Bauru, realiza a abertura da exposição coletiva ‘Visualidade Simultânea V Outras Imagens: Nossa histórias decoloniais em Bauru’, nesta quinta-feira (5), às 19h, na Casa Ponce Paz.

Abordando temáticas como ancestralidade e religiosidade desde o surgimento de Bauru até os dias atuais, a exposição reúne 40 artistas, com diferentes técnicas. Segundo a curadora da mostra, Priscila Leonel, esta exposição é um importante evento da história da arte na cidade, pois traz reconhecimento a artistas que trabalham questões decoloniais que muitas vezes ficam desconhecidos do público.

Visualidade V propõe outras formas de pensar e produzir arte, incluindo novos paradigmas de belo, por meio do uso de materialidades contemporâneas que se distanciam da arte clássica tradicional. Na exposição, serão lembrados os 50 anos do Curso de Artes Visuais da Unesp-Bauru, que tem sido um ponto efervescente de produção de artistas que dialogam com esse território.

A Pinacoteca e a Unesp farão homenagens póstumas à artista Angelina W. Messenberg, por sua atuação na área de Artes Visuais; ao artista Farid Lawi, que, segundo o curador convidado Túlio Stafuzza, é caracterizado pelo espírito multifacetado; e à artista Ana Laura Favinha, aluna no curso de Artes Visuais da Unesp-Bauru.

O Projeto Samba na Cidade, desenvolvido pela Unesp-Bauru, com curadoria da Professora Kelly Magalhães, uma das coordenadoras do projeto, mostrará um pouco do trabalho que busca debater os processos de produção musical do espaço urbano, atrelado às manifestações culturais do Samba.

A noite de abertura contará com a performance do Centro Cultural Vera Cruz, o WÉ TÓ ILÚ e a participação especial do Grupo de Capoeira Magia. A performance terá como foco a resistência de heróis e heroínas negras apagados da história oficial do Brasil.

SERVIÇO
Exposição Visualidade Simultânea V Outras Imagens: Nossa histórias decoloniais em Bauru
Abertura – 05/12 (5ª feira), às 19h
Período de exposição – até 22/03/2025, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h
Local – Casa Ponce Paz – Rua Antonio Alves, 9-10 – Centro
Agendamento de grupos – [email protected]
Informações – (14) 3232-1552

Compartilhe nas Redes Sociais