Em nova atualização, Bauru segue na Fase Vermelha do Plano SP
Nesta sexta-feira (19/02), durante coletiva, o Governo de SP atualizou a classificação do Plano SP e a região de Bauru segue na Fase Vermelha. Na atualização, as regiões Araraquara, Barretos e Presidente Prudente também ficam na fase mais restritiva. A nova atualização começará a valer na segunda-feira (22/02).
As demais regiões permanecem sem alteração em relação à classificação atual, em vigor desde o último dia 6. Continuam na fase amarela a Grande São Paulo e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.
De acordo com o governo, mesmo com a instalação de novos leitos, os dados de ocupação em Bauru seguem no vermelho:
O Governo de SP também fez uma atualização na restrição de bebidas alcoólicas. Com a reclassificação desta sexta, na fase amarela a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida por mais duas horas, das 6h às 22h. Nas etapas laranja e vermelha, permanece o limite entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.
Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. E, de acordo com o Governo, Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais. Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp.
Dados da pandemia
Com os dados epidemiológicos semanais divulgados nesta sexta, a média estadual passou de 343,7 para 287,9 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de novas internações foi de 48,3 para 46,6 a cada 100 mil habitantes, e as novas mortes tiveram ligeira alta, de 7 para 7,3 por 100 mil habitantes
SP tem 1.960.564 casos confirmados e 57.499 óbitos por Covid-19.