Lagoa de captação de água do Rio Batalha, registro de 08 de maio de 2024. Foto: Lorena Fagundes

Prefeitura de Bauru e Estado discutem ações do Programa Universaliza para melhorar o abastecimento de água

A Prefeitura de Bauru e o Governo do Estado, discutiram nesta terça-feira (16), em São Paulo, as ações do Programa Universaliza que podem beneficiar o município. O programa, criado pelo Estado, tem como objetivo ampliar o acesso ao saneamento básico em São Paulo, dando suporte técnico aos municípios e órgãos responsáveis pela área de saneamento. Participaram da reunião a prefeita Suéllen Rosim, o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), João Carlos Viegas, o secretário de Governo, Renato Purini, e o coordenador de Convênios da prefeitura, Elton Gobbi, que estiveram com a equipe técnica do Estado.

O Estado solicitou dados sobre as principais necessidades de investimento. Uma visita de técnicos do Programa Universaliza deve acontecer no mês que vem. O município está investindo em abastecimento de água, com o Programa ‘Água de Todos’, que reduzirá de 27% para 12,5% a dependência do Rio Batalha. O investimento será de R$ 64,5 milhões.

A prefeita Suéllen Rosim considerou positiva a reunião. “Estamos realizando o maior investimento em abastecimento de água em Bauru nos últimos anos, já reduzimos a dependência do Rio Batalha e vamos diminuir ainda mais. Também serão investidos recursos na própria recuperação do manancial. No entanto, vamos precisar de mais investimentos, e o Programa Universaliza pode contribuir neste sentido. O Estado possui um aparato técnico, e trata o assunto de forma regionalizada. Na condição de maior município da região, é importante participar pois Bauru pode conseguir novos recursos para o abastecimento”, comentou.

O tratamento de esgoto não foi discutido, pois Bauru está com processo de licitação para a concessão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, o que permitirá a conclusão das obras e a operação da ETE por 30 anos. A concessão vai incluir as ETEs Candeia e do Distrito de Tibiriçá, que precisam de reforma e modernização. A empresa vencedora deverá construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para o DAE e fazer as obras de drenagem da avenida Nações Unidas, resolvendo um problema antigo de Bauru, que são as enchentes na principal avenida do município.

Compartilhe nas Redes Sociais