Sarau do festival Ponto de Encontro começa hoje com artistas independentes de Bauru
Entre os dias 8 e 11 de maio, o festival Ponto de Encontro – Sarau Celebrando Trajetos celebra a produção cultural bauruense contando com artistas da música, artes cênicas, artes visuais, hip hop e literatura. De forma itinerante, as apresentações serão realizadas no Teatro de Arena, Jardim Botânico e Espaço Gaia, com entrada gratuita durante todos os dias do festival e livre para todos os públicos.
O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, Governo Federal e Ministério da Cultura.
Criado em 2019 por Josiel Rusmont e Talita Neves, o Sarau Ponto de Encontro nasceu com o objetivo de fortalecer redes artísticas e afetivas na cidade, promovendo encontros entre artistas e públicos diversos em espaços acolhedores e acessíveis. Ao longo dos anos, o festival mantém como ponto de partida a valorização da produção cultural local, o incentivo a novas vozes e o respeito à pluralidade de expressões.
Trajetórias artísticas
Talita Neves, produtora artística do evento, explica que a curadoria do evento sempre busca dar espaço a artistas que não participaram das edições anteriores. “Neste ano, pedimos para que artistas que já se apresentaram indicassem novos artistas pra gente. A partir desse mapeamento, foi realizada a curadoria”, revela Talita. Para esta edição, 36 artistas foram selecionados – desde nomes consagrados na cena cultural bauruense como Denise Amaral e Renato Bueno, até novos talentos como Saturnália e Lola Silva.
Desde sua criação, o Ponto de Encontro já realizou 11 edições, reunindo mais de 100 artistas em diferentes bairros e territórios culturais da cidade. Cada edição possui um subtítulo que orienta conceitualmente a curadoria e as ações desenvolvidas: em 2022, o projeto promoveu quatro edições inspiradas nas estações do ano; já em 2023, realizou o “Sarau Mapeando Afetos”. A edição de 2025 vem com o tema “Celebrando Trajetos”, homenageando as vivências artísticas e encontros culturais construídos ao longo do tempo na cidade.
Confira a programação completa abaixo ou no perfil do Instagram @pontodeencontro__
08/05 (quinta-feira), 19h – Teatro de Arena (Av. Nações Unidas 8-9)
- Gamil Cruz (teatro)
- Vilma Rodrigues (teatro)
- Alef Oliveira (teatro)
- Estrofe MC (hip hop)
- Guigue (artes visuais) – live painting
- Letícia Fernandes e Adriano Martins (música)
- Gabi Ilê Trio (música)
09/05 (sexta-feira), 19h – Teatro de Arena (Av. Nações Unidas 8-9)
- Saturnália (teatro)
- Caio Takeji (teatro)
- Amaranta (hip hop)
- Renato Bueno (hip hop)
- Kayke (artes visuais) – grafite ao vivo
- Rodolfo Garcia
- Denise Amaral (música)
- Matheus Maia (música)
- Paulo Maia (música)
10/05 (sábado), 10h – Jardim Botânico
- Centro Cultural Vera Cruz Capoeira
- Paulo Boasorte (teatro)
- patrícia made-in (circo)
- Bruno Sanches (literatura)
- José de Bara (artes visuais)
- Vianna (música)
- Julia Afonso (dança)
- Yago Lopes (dança)
- Lola Silva (dança)
11/05 (domingo), 16h – Espaço Gaia (Rua Mário dos Reis Pereira 3-139)
- Jolline (dança)
- Malabrisa (circo)
- Thigor MC (hip hop)
- Gustavo Akira (fotografia)
- Nane de Sousa (literatura)
- Paulinho Nunes (música)
- 2Negros (música)