Cine Rural recebe 1ª Mostra Regional de Curtas no Museu do Café
O Cine Rural foi oficialmente inaugurado no dia 14, mas a festa ainda não acabou no Museu do Café de Piratininga. Neste sábado, 21 de setembro, será realizada a Sessão 2 com programação inédita e gratuita, das 19h às 23h30.
Cinema ao ar livre, lançamentos de filmes, exibição de curta-metragem convidado, debate com os realizadores e lançamento de projetos incentivados pelo “Edital Lei Paulo Gustavo Piratininga SP” estão na pauta da noite.
“A 1ª Mostra Regional de Curtas está nascendo junto com a inauguração do Cine Tulha, e para completar a noite de cinema ao ar livre teremos lançamento nacional do documentário “Botucatu – Território Cinematográfico” (Daniel Kojak) e filme convidado “Quando as coisas se desmancham” (Aristeu Araújo) – os realizadores estarão presentes e confirmaram participação no debate proposto pelo CINE RURAL sobre produção audiovisual independente”, explica a organização.
LANÇAMENTO NACIONAL
Documentário em média-metragem “Botucatu – Território Cinematográfico”, de Daniel Kojak. O diretor remonta fatos que colocam Botucatu SP como um dos protagonistas do cinema no Brasil como polo de distribuição de filmes dos principais estúdios e distribuidoras internacionais: na época do projetor analógico e dos rolos, Botucatu enviava filmes para todo o país.
Documentário em média-metragem – 40 minutos
Produção: Paratodos Cineclube
Prefeitura Municipal de Botucatu
Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal
FILME CONVIDADO
“Quando as Coisas se Desmancham”, de Aristeu Araújo.
Aristeu é cineasta e jornalista, com passagens pelo teatro e pela literatura. Já lançou nove curtas-metragens, entre eles os filmes “Quando as Coisas se Desmancham”, selecionado pelo Festival Sesc de Cinema, e “Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul”, que rodou importantes festivais, como Brasília, Havana (Cuba) e Festin (Portugal).
Em 2024 realizou outros três curtas nas cidades de Curitiba e Natal (em fase de finalização); e em 2025 vai filmar seu primeiro longa-metragem, “A Ponte”. Curador e produtor de mostras de cinema, entre as mais importantes constam “Ser Tão Pop – O Novo Cinema de Sertão” (CAIXA Cultural Rio de Janeiro e Fortaleza – 2014), “Autorretratos – Documentários Autobiográficos” (CAIXA Cultural Rio de Janeiro e Recife – 2015 e 2018) e “CineConcertos – O Cinema Nunca Foi Mudo” (CAIXA Cultural Curitiba – 2024).
ENTRADA GRATUITA
A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados – emissão exclusiva pelo Sympla :: link https://www.sympla.com.br/evento/cine-rural-sessao-2-lancamento-de-curtas-de-piratininga-e-botucatu-filme-convidado-e-debate/2644087
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA
Nossas Histórias, de Hender Medina e João Folcato :: inédito
1ª SESSÃO
O pior curta do mundo, de Aderlei Santana
Sensível ao toque, de Júlia Pascoal e Raul Giunta
Quando as coisas se desmancham, de Aristeu Araújo :: filme convidado
2ª SESSÃO
Botucatu – Território Cinematográfico, de Daniel Kojak :: lançamento nacional
SESSÃO TULHA
Jornada para Odnum, de Leo Conti
Nossas Histórias, de Hender Medina e João Folcato – 3 episódios.
“O CINE RURAL fortalece a vocação do Museu do Café de Piratininga enquanto espaço multicultural para a difusão do audiovisual no centro-oeste paulista”, destaca a organização.
CINE TULHA e 1ª MOSTRA REGIONAL DE CURTAS são projetos viabilizados através do Edital Lei Paulo Gustavo de Piratininga SP, da Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Piratininga. Realização Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo; produção Museu do Café de Piratininga e Caza Amarela Assessoria Cultural.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 21 de setembro de 2024
19h :: abertura das porteiras
19h-20h :: recepção
20h-20h15 :: abertura
20h15-21h :: sessão de curtas-metragens
21h-21h30 :: intervalo
21h30-22h30 :: debate audiovisual
22h30-23h10 :: sessão de curtas-metragens
23h30 :: encerramento