Eclipse parcial de ‘Superlua’: Observatório da Unesp abre nesta terça para noite especial

Terça-feira, dia 17, será uma noite especial para observar o céu, afinal, teremos um Eclipse Lunar Parcial de “Superlua”. Por isso, o Observatório de Astronomia da Unesp terá atendimento ao público das 22h às 00h30.

O evento do Observatório é gratuito e também irá celebrar a Noite Internacional de Observação da Lua ou InOMN (International Observe The Moon Night), incentivada pela NASA.

Eclise lunar parcial
Esse fenômeno ocorre quando a Lua entra parcialmente na sombra da Terra. Durante o eclipse, uma parte da Lua vai ficar temporariamente obscurecida, mas não desaparece por completo. O evento será visível em toda a Europa, África e América do Sul e em parte do oeste da Ásia.

“Será um ótimo momento para observar a interação entre esses corpos celestes. Não é necessário nenhum equipamento especial, apenas os olhos nus atentos para o céu noturno”, explica o Observatório.

O eclipse lunar parcial terá início às 23h13 (horário de Brasília), quando a Lua começar a entrar na sombra da Terra, com seu auge às 23h44. O fim será às 01h47 e terá uma grandeza umbral de 0.085 (fração da Lua obscurecida pela sombra, ou umbra, da Terra).

O Anuário Astronômico Catarinense 2024, de Alexandre Amorim, informa que este fenômeno será um eclipse lunar de perigeu, ou seja, um eclipse lunar de Superlua, uma vez que ela ocorre cerca de 9 horas antes de a Lua passar pelo seu perigeu (ponto mais próximo da Terra).

De acordo com o Boletim Observe! de setembro 2024: usando a definição criada e adotada por Richard Nolle para o termo superlua, a Lua na noite de 17-18 de setembro é a primeira que combina os fenômenos perigeu e fase Cheia neste ano. A segunda Lua Cheia de perigeu será no próximo mês, em 17 de outubro.

Para os observadores brasileiros, durante a passagem meridiana por volta da meia noite de 18 de setembro, a Lua está numa distância geocêntrica de 357,4 mil quilômetros. Já na noite de 16-17 de outubro, a Lua estará numa distância geocêntrica ligeiramente menor, a saber, 357,2 mil quilômetros na passagem meridiana para o Brasil.

Serviço
Data e horário: 17/09/24 das 22h30 às 00h30
Local: Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”: Estrada Municipal José Sandrin – Chácaras Bauruenses (dentro do IPMet)
Entrada gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais