Emergência: com previsão de altas temperaturas, Bauru tem alerta crítico para risco de incêndio
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (29) para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado, válido até a semana que vem. De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio, Bauru está entre as as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas, principalmente a partir de sábado (31).
Além de Bauru, Andradina, Araçatuba e Jaú também receberam alerta de emergência. Entre sexta-feira (30) e domingo (1º), as temperaturas voltam a subir dia após dia, e a umidade relativa do ar deve cair, o que aumenta as chances de queimadas.
Segundo o IPMet, as máximas previstas para os próximos dias podem chegar a 35ºC e alcançar os 39º na semana que vem, entre terça e quarta-feira (4). Já umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos abaixo dos 20%. O Centro de Gerenciamento de Emergências ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h. Confira a previsão do IPMet:
A mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente.
Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.
A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, o Corpo de Bombeiros deve ser informado no 193. Denúncias em Bauru podem ser feitas pelo email [email protected] e pelos telefones (14) 3235-1406 e 3235-1402.
Por Redação/Agência SP