Foto: Reprodução

Morre o professor Osvando de Morais, da Unesp de Bauru

O professor Osvando José de Morais, atual coordenador do curso de jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) da Unesp de Bauru, morreu na noite desta segunda-feira (22), aos 66 anos de idade. Osvando sofreu um infarto fulminante, quando passava férias no município de Sarapuí, situado na região metropolitana de Sorocaba.

O professor associado acabara de concluir a livre-docência pela própria Faac em Hermenêutica Midiática e Humanismo e dava aulas na Unesp de Bauru desde 2017, onde era muito querido pelos estudantes da graduação e pós-graduação, assim como por colegas. A história dele com a Unesp teve início em 2006, quando participou de um Congresso Anual da Compós, no campus de Bauru.

Uma nota publicada nas redes sociais do curso de Jornalismo da Unesp lamenta a partida do professor e reúne diversas mensagens de carinho da comunidade acadêmica. A publicação traz que o docente ‘foi uma pessoa amável e com o coração pleno de bondade, sempre pronto a ajudar. Foi um humanista, como já não se vê mais e sua partida deixa um vazio imenso na comunidade acadêmica da UNESP e em todo o campo da Comunicação”.

De acordo com o texto, o professor era um estudioso renomado, com vasta experiência e expertise em diversas áreas do conhecimento, especialmente em Teorias da Comunicação, Hermenêutica, Semiótica da Comunicação e Visual, Literatura Brasileira, Crítica Literária, Relações entre Literatura e Televisão e Adaptação de Textos Literários para Cinema e Televisão. O professor Osvando também se destacou pela atuação na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), sendo responsável pela organização de diversas publicações e coletâneas.

“Sua paixão pelo ensino era contagiante, tendo se dedicado a inspirar e formar novas gerações de jornalistas e comunicólogos. A atuação como pesquisador também foi marcante, com liderança e participação ativa em diversos grupos de pesquisa, como o Gems – Games, Educação, Mídia e Sentido e o Digitart: Teorias das Mídias Digitais, Tecnologias, Artes e Culturas. Sua presença, ensinamentos e legado jamais serão esquecidos”, publicaram em trechos da despedida.

Em 2020, o professor contou sobre sua trajetória profissional para a série “Conheça o Professor”, publicada no site da Faac. A Faculdade declarou luto de três dias, em sinal de pesar.

Amigos e admiradores de Bauru seguiram para Sarapuí, onde Osvando será velado das 10h às 16h, no Velório Camargo, situado na rua Antonio Benedito de Almeida, 131. O sepultamento será no Cemitério Municipal em Sarapuí, às 16h.

Compartilhe nas Redes Sociais