Fenômeno lunar raro começa nesta sexta-feira, em dia de lua cheia
Começa nesta sexta-feira (21) um fenômeno lunar raríssimo que acontece aproximadamente a cada 18 anos. No lunistício ou “grande paralisação lunar”, a Lua deve passar mais tempo brilhando no céu, já que ela nasce e se põe em pontos mais distantes.
Assim como o Sol, a Lua nasce no leste e se põe no oeste. No entanto, ao contrário do Sol, o nascer e o pôr da Lua mudam mais para o norte ou para o sul ao longo do mês e ao longo dos anos. A cada ciclo lunar, de 18,6 anos, o satélite nasce no ponto mais extremo ao norte e se põe no ponto mais extremo ao sul, causando a chamada “paralisação da Lua”, que fica mais tempo visível no céu.
O coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp professor Rodolfo Langhi explicou como o fenômeno funciona e se será possível enxergar. Ouça abaixo.
O professor Rodolfo Langhi apresenta uma simulação da Lua que nascerá nesta sexta-feira (21). Na imagem, é possível notar como a Lua está o mais afastada possível do ponto cardeal Leste.
A última vez que um lunistício ocorreu foi em 2006. Na simulação abaixo, de 18 anos atrás, é possível notar que a Lua também nasceu o mais afastada possível do ponto cardeal Leste, mas desta vez, para a outra direção, à esquerda do Leste, ou seja, mais para o norte do Leste, ou mais a nordeste.
Por Redação, com informações de G1 e CNN.