CCR lança curso gratuito para professores sobre Cidades Sustentáveis, Mobilidade e Educação
Acompanhando as mudanças que promovem um ambiente mais sustentável e inclusivo, o Programa Caminhos para a Cidadania, promovido pelo Instituto CCR e realizado nos municípios da região da CCR SPVias, lançou esta semana, novo curso on-line gratuito para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os materiais didáticos contam com parceria técnica do Instituto Crescer, e apresentam a relação entre Cidades Sustentáveis, Mobilidade Urbana e Educação, fornecendo recursos pedagógicos para que os educadores estimulem o engajamento de seus alunos e, consequentemente, contribuam para a transformação social.
Desenvolvido baseado em metodologias conectadas às temáticas contemporâneas urgentes, o programa se inspira da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e utiliza como guia a ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que prevê cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e ecológicas. Para aplicar esse conceito, o novo curso estimula o desenvolvimento de projetos relacionados à mobilidade urbana local, como o reconhecimento do sistema viário e os diferentes modais de transporte dentro do município.
A Educação Ambiental, um dos pilares do programa, tem como objetivo ampliar o repertório dos educadores e possibilitar que suas ações pedagógicas posicionem os estudantes como protagonistas das mudanças sociais.
“Além de proporcionar recursos didáticos, queremos atuar junto à comunidade estudantil em prol de temáticas significativas para as futuras gerações. O curso está vinculado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e queremos capacitar professores de todo o Brasil para uma educação mais efetiva e alunos mais conscientes”, declara Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
Inscrição e certificação
Para realizar a inscrição gratuita, o professor deve acessar o site: www.caminhosparaacidadania.com.br, clicar na aba em “Área do Educador” e depois em “Curso”. O curso é oferecido na plataforma Moodle, um sistema intuitivo, projetado para oferecer um melhor aprendizado aos educadores.
Com carga horária de 10 horas, o curso é a distância e possui nível de formação continuada docente, com certificado e ficará disponível por oito semanas. Apesar de ser destinado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, educadores de outros níveis de ensino também podem participar das aulas. Atualmente, mais de 3.700 professores estão cadastrados na plataforma do programa.
Por Grupo CCR