Pinacoteca convida população para a mostra ‘A Cidade como Identidade’
A Secretaria Municipal de Cultura, por meio Pinacoteca Municipal de Bauru, convida para a abertura da mostra itinerante “A Cidade como identidade”, da artista plástica Márcia Santtos, nesta sexta-feira (26), às 9h, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva.
A mostra estará aberta ao público entre os dias 26 de maio e 24 de junho de 2023. Os grupos interessados em participar devem realizar o agendamento pelo link: https://forms.gle/sRghBTiWMbP2ARXk7
A exposição “A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento tem o apoio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura de Bauru.
A mostra tem como objetivo promover reflexões acerca da preservação da arquitetura como patrimônio histórico-cultural e evidencia parte das edificações construídas para atender as necessidades da população da Baixada Santista e demais regiões do Estado.
Por meio das gravuras e técnicas que “gravam” as embalagens em tetrapak (utilizadas para a produção das obras), os visitantes poderão conferir algumas construções que ajudam a contar um pouco mais sobre a história, emancipação e desenvolvimento de nosso país, formado por colonizadores, escravizados e imigrantes.
Para artista plástica Márcia Santtos, “Santos e Bauru possuem muitos patrimônios arquitetônicos importantes, portanto, torna-se vital que a arte proponha reflexões acerca dos mesmos. Em Bauru, o prédio da Antiga estação de tratamento de água é um marco nas transformações da cidade, pois nele temos hoje instalado o Museu Histórico Municipal. Além disso, a Estação Central Noroeste do Brasil nos remete ao auge do poder cafeeiro na região. Também são de grande relevância os hotéis Milanesi e Estoril, no centro da cidade”
De modo geral, Márcia Santtos investe na relação pessoal e na percepção dos detalhes que estão em seu entorno, para compor obras que sensibilizem até os mais desatentos.
Tendo como princípios a sustentabilidade e a valorização de materiais reutilizáveis, ao longo de sua carreira, a arte-educadora e mestre pelo Instituto das Artes da Unesp desenvolveu técnicas de gravura e reaproveitamento de embalagens, além de pesquisas referentes à utilização de matérias primas diversas, nas quais destinou anos de estudo intercalados com suas atividades como professora universitária e com as rotinas de trabalho em seu ateliê.
Para mais informações, acesse o perfil do ateliê da artista no Instagram https://www.instagram.com/gravurar
Serviço
Mostra itinerante de gravuras “A Cidade com Identidade”, de Márcia Santtos.
Abertura: 26 de maio (sexta-feira), às 9h
Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva – Avenida Nações Unidas, nº 8-9, Centro
Período de exposição: de 27 de maio a 24 de junho de 2023
Horários: Segunda a Sexta (das 9h às 17) e Sábado (das 13h às 18h)
Entrada gratuita. Classificação livre.
Agendamento de grupos: https://forms.gle/sRghBTiWMbP2ARXk7