Indígenas visitam Hemonúcleo de Bauru para doar sangue
A equipe do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru recebeu, nesta sexta-feira (5), a visita de um grupo da Terra Indígena Araribá, localizada em Avaí, com integrantes das tribos Kaingang, Terena, Guarani e Tupi Guarani. Eles vieram em comitiva, em um micro-ônibus municipal, para o ato de solidariedade que pode salvar até quatro pessoas com apenas uma doação de até 450ml de sangue.
Liderada pela enfermeira Regiane Rodrigues, 44 anos, e pelo estudante de enfermagem Tety Lipu, os 26 indígenas chamaram atenção pelo exemplo a ser seguido. “Recebemos o grupo com muita satisfação porque é um momento de queda nas doações, em virtude da chegada do frio, e com essas novas doações o estoque do nosso banco ganhou reforço”, destaca a assistente social do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, Valéria Coltri.
“Nós pensamos nesta ação por conta da necessidade que os indígenas estavam de ter exame de tipagem sanguínea. É um ato para contribuir o próximo e que ajuda a eles também, com resultados de exames”, explica a enfermeira da Terra Indígena Araribá, Regiane Rodrigues. Segundo ela, a ação teve apoio da Prefeitura de Avaí, do Ibama, da Funai e das comunidades indígenas da região de Avaí.
O estudante de enfermagem Tety Lipu, 20 anos, integrante da tribo indígena Kaingang, fez sua doação de sangue pela primeira vez e comentou a experiência. “Eu achei essa ação muito linda, pois todos os indígenas concordaram e ajudaram. Também fiz a doação de sangue para ajudar e isso é muito importante para quem precisa. Amei fazer parte para incentivar outras pessoas. Vou doar mais vezes”, completa o estudante.
Sobre a unidade
O Hemonúcleo integra o Hospital de Base de Bauru e disponibiliza hemocomponentes para hospitais e santas casas da região, incluindo Pederneiras, Agudos, Macatuba, Arealva, Pirajuí, Piratininga, Lençóis Paulista, Iacanga e Duartina, somando dez cidades, contando Bauru. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h. No site do hospital há um espaço para o doador de sangue (https://hbb.famesp.org.br/espaco_doador.php) com todas as informações para quem deseja colaborar.
Requisitos para doar sangue:
- Ter 16 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Por JCNET