Coleta de lixo: Oito coletores foram feridos com cacos de vidro
O Setor de Medicina e Segurança do Trabalho da Emdurb divulgou que foram registrados oito acidentes com os coletores, motivados por material perfurocortante, nesse primeiro quadrimestre de 2023.
Os membros mais atingidos com perfurocortante foi a perna, com cinco acidentes; seguido pela mão/dedo com dois acidentes; e joelho com um acidente.
Todos os acidentes foram motivados por caco de vidro acondicionado de forma incorreta para o descarte e ocorreram nos bairros Pq São Geraldo, Jd. Eugênia, Vila Falcão, Pq City, Jd Terra Branca, Jd. Redentor e Parque das Camélias.
“Dependendo da gravidade, o funcionário acidentado tem afastamento do trabalho até que se recupere e esteja apto para exercer a função. Os acidentes nesse período resultaram em cinquenta e oito dias de afastamento”, explica a empresa municipal.
Em nota, a Emdurb continua solicitando à população que embale corretamente o resíduo perfurocortante antes de descartar para a coleta. Assim, vidros quebrados, agulhas ou até mesmo palitos de espetinho de churrasco, devem ser acondicionados em jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se desfaça. Esse descarte adequado, além dos coletores, protege também quem manuseia o lixo até a rua.